domingo, 2 de fevereiro de 2014

Escola pública bilíngue é inaugurada no Rio de Janeiro

O primeiro colégio bilíngüe da rede estadual do Rio de Janeiro foi inaugurado nesta sexta-feira (31). No Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, na zona norte do Rio, 106 jovens cursarão os três anos de ensino médio em português e espanhol em horário integral, das 7h às 17h. De acordo com o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, as vagas são limitadas e, por isso, os estudantes precisaram passar por um “vestibulinho”. No processo seletivo, 95% das vagas foram destinadas aos estudantes que já eram da rede pública. "Não é uma cota, é uma justiça", disse o secretário à reportagem da Folha. 

No próximo ano, haverá mais um grupo de 106 alunos para compor a segunda geração da escola, que teve um custo de R$ 1,6 milhão, gastos na compra do prédio que pertencia a uma escola particular e em obras de requalificação. Segundo explicou o secretário, o modelo foi criado para atender à matriz curricular definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e para que os alunos também possam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A escola funciona da seguinte forma: durante o turno da manhã, o aluno estuda com 90% do currículo em português e o restante em espanhol, já no turno da tarde, a situação se inverte. De acordo com o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Álvaro Laseca, o aluno fará um currículo integrado acompanhado por um assessor espanhol e, no fim, receberá dois diplomas, um brasileiro e um espanhol. O colégio faz parte do programa Dupla Escola do governo estadual que inclui, além de escolas bilíngues, colégios com especialização. Em 2015, está prevista a inauguração de uma escola bilíngue português e mandarim. Os entendimentos com o governo chinês estão adiantados.  

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/149875-escola-publica-bilingue-e-inaugurada-no-rio-de-janeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário