domingo, 16 de fevereiro de 2014

Açúcar escondido: Saiba cinco alimentos que ‘camuflam' produto

Que a ingestão excessiva de açúcar é prejudicial para a saúde, quase todo mundo sabe. Mas o que pouca gente conhece é que alimentos que aparentemente são vendidos como "saudáveis", contêm altas doses do carbiodrato. De acordo com uma pesquisa feita por cientistas americanos e publicada, o consumo mundial do açúcar triplicou nos últimos 50 anos. Doenças como diabetes e câncer estão ligadas a ingestão desmedida do produto. Para conscientizar o público e pressionar os fabricantes a reduzir a quantidade do subproduto da cana, a ONG Action on Sugar fez uma campanha e elaborou uma lista com alguns produtos que "escondem" grandes quantidades de açúcar. Veja abaixo a relação: 
 
Alimentos com 0% de gordura
 
Segundo a Action on Sugar, alimentos com 0% de gordura não têm, necessariamente, os 0% de açúcar tão prometidos. Este é o caso dos iogurtes. No produto, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida. Um exemplo: um iogurte de 150 g com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 g de açúcar, o que corresponde a cinco colheres de chá. O percentual, segundo a ONG, equivale à metade da quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres, que é de 50 gramas. Nos homens, a taxa diária é um pouco superior, de 70 gramas.
 
Polpa de tomate
 
Feita a partir de tomates frescos, a polpa tem vários nutrientes, mas as compradas em mercados, normalmente enlatadas, podem ser cheias de açúcar. O ingrediente é adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150 gramas, por exemplo, pode ter até 13 g de açúcar, valor equivalente a três colheres de chá.
 
Maionese
 
Quem quer combater o consumo excessivo de açúcar deve evitar produtos que contenham maionese. Uma colher pode conter até 4 g do ingrediente. "Molhos, em geral, contêm grande quantidade de açúcar", afirma a nutricionista Sarah Schenker Schenker.
 
Água
 
Alguns tipos de "águas vitaminadas" têm adição de açúcar. Segundo especialistas, um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 g de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá.
 
Pão
 
Segundo a Action on Sugar, o pão nosso de cada dia é um dos alimentos que mais "escondem" açúcar. Uma simples fatia de pão processado pode ter, em média, até 3 g de açúcar. O açúcar do pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento. Informações da BBC.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/alimentacao/505-acucar-escondido-saiba-cinco-alimentos-que-camuflam-039-produto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário