domingo, 26 de janeiro de 2014

Aparelho com onda magnética ‘pode aliviar enxaqueca’

Quem sofre com enxaqueca pode agora ter um aliado contra o problema. Isso porque um aparelho que gera campos magnéticos e vem sendo usado em tratamentos para depressão e esquizofrenia pode aliviar os sintomas da enxaqueca. Segundo autoridades médicas britânicas, o aparelho portátil que faz o trabalho de estimulação magnética transcraniana não é invasivo; sendo colocado sobre o couro cabeludo, o que gera campos magnéticos indolores. 

No entanto, o procedimento ainda é relativamente novo, e o Instituto Nacional Britânico para Excelência Clínica e de Saúde (Nice, na sigla em inglês) reconhece ser necessário levantar mais dados a respeito da eficácia e da segurança do dispositivo no longo prazo. Em um teste feito com 164 pacientes, a estimulação funcionou duas vezes mais do que uma terapia com placebo e cerca de 40% dos voluntários já não sentia dores depois de usar o dispositivo. 

Ainda segundo o Nice, a terapia, em que uma bobina gera campos magnéticos que ativam ou inibem neurônios, pode ser útil para pacientes que já tentaram outros tratamentos e não conseguiram alívio. Estatísticas afirmam que a enxaqueca é uma doença comum na Grã-Bretanha e afeta uma em cada quatro mulheres e um em cada 12 homens. No Brasil, estudos de 2009 apontam a incidência de enxaqueca em 15% da população. Informações da BBC. 

Fonte: http://admin.bahianoticias.com.br/saude/noticia/10747-aparelho-com-onda-magnetica-pode-aliviar-enxaqueca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário