quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Cientistas criam o 'rosto médio' do Doctor Who

Pesquisadores da Escócia que estudam técnicas de reconhecimento facial mesclaram as feições de atores que interpretaram o doutor do seriado Doctor Who para criar um "rosto médio" do famoso personagem da TV.
O rosto está sendo divulgado como parte das comemorações dos 50 anos do seriado de ficção científica. Produzido pela BBC, Doctor Who é o programa do gênero transmitido há mais tempo e para mais países no mundo. No Brasil, o seriado é exibido pela TV Cultura e pelo canal pago BBC HD.
A imagem ao lado combina traços de 12 atores que já deram vida ao Doutor, incluindo John Hurt, que o interpretou em apenas três episódios especiais neste ano, além do rosto de Peter Capaldi – que deve assumir o papel em um seriado a ser exibido neste Natal na Grã-Bretanha.
"O Doctor Who ganha um rosto totalmente diferente cada vez que um novo ator assume o papel. No mundo real, o rosto de uma pessoa varia consideravelmente no decorrer da vida. A relação entre isso e a capacidade que temos de reconhecer rostos é um dos focos da nossa pesquisa", disse o psicólogo David Robertson, da equipe do Face Lab, da Universidade de Aberdeen.
"É interessante que o rosto que desenvolvemos não é dominado por nenhum dos atores que interpretaram o Doutor. A imagem representa uma combinação das médias dos traços de cada ator que fez o papel."
Curiosidade
O especialista sugeriu que os responsáveis pelo seriado usem o "rosto médio" como guia na busca do ator ideal para representar o Doutor no futuro.
Fãs do seriado talvez se divertam tentando identificar, na imagem criada pela equipe escocesa, os traços de cada um dos 13 atores.
Robertson disse que o estudo tem grande utilidade em algumas áreas, entre elas, o setor de segurança, para o desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial.
Um colega da equipe, Robin Kramer, disse que o software que eles usaram permitiu que eles identificassem o que ele chama de "marcos" em cada uma das imagens do Doutor, como olhos, nariz e boca.
Os rostos de doze atores que interpretaram o Doutor, mais o do próximo a fazê-lo, foram combinados Foto: BBC"Depois, usamos esses marcos para tirar as médias de todas as imagens juntas, também levando em conta sua cor e textura".
Os rostos de doze atores que interpretaram o Doutor, mais o do próximo a fazê-lo, foram combinados
Foto: BBC
 Fonte: http://diversao.terra.com.br/tv/cientistas-criam-o-rosto-medio-do-doctor-who,f300c9beef523410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário