quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Menores com desnutrição aguda podem ser tratados em casa, diz OMS



Agência divulgou novas recomendações que incluem a testagem de HIV e, em caso positivo, o tratamento imediato com antirretrovirais; cerca de 20 milhões de menores sofrem com o problema.

Um novo guia lançado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, prevê o tratamento em casa de menores de cinco anos que sofrem de desnutrição aguda com medicamentos e alimentos especiais.

As recomendações substituem as determinações da agência sobre o assunto, emitidas em 1999, que previam a sua hospitalização. Estima-se que a nível global, cerca de 20 milhões de menores sofram com o problema.

Novas Recomendações
As oportunidades e tecnologias atuais são tidas em conta para determinar que as crianças que tenham apetite ou nenhuma complicação de saúde possam beneficiar do procedimento.
A OMS explica que as novas recomendações são especificamente para as crianças com desnutrição aguda e não para as que estejam simplesmente desnutridas.

Medicamentos
Os médicos afirmam que o uso indiscriminado de antibióticos entre as crianças que não precisam do remédio aumenta o risco de resistência aos medicamentos mais fortes.

Em relação ao tratamento dos menores com HIV, a OMS pede agora que todas as crianças com desnutrição aguda sejam testadas e, em caso positivo, tratadas imediatamente com os medicamentos antirretrovirais.

A desnutrição aguda ocorre quando os bebês e as crianças não têm energia suficiente, proteínas e nutrientes nas suas dietas combinados com problemas de saúde como infecções recorrentes.

O guia da OMS faz várias recomendações para as crianças que sofrem de desnutrição severa mas não têm nenhuma outra complicação de saúde que exija internamento.

Os menores devem receber alimentos especiais com alto teor energético e antibióticos para tratar infeções. A OMS recomenda também como tratar de crianças com HIV e de bebês de até seis meses com desnutrição aguda.
 
Fonte: http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=237837

Nenhum comentário:

Postar um comentário