terça-feira, 12 de novembro de 2013

Luiz Antonio Santa Bárbara inhambupense ilustre em Feira de Santana desconhecido em sua terra natal

Luiz Antonio Santa Bárbara inhambupense ilustre em Feira de Santana desconhecido em sua terra natal.

LUIZ ANTONIO SANTA BÁRBARA (1946-1971) Filiação: Maria Ferreira Santa Bárbara e Deraldino Santa Bárbara.
Nascimento :08/12/1946,Inhambupe (BA)
Local da morte: 28 /08/1971,Brotas de Macaúbas (BA)

Com uma destacada atuação no movimento estudantil de Feira de Santana, Luiz Antonio Santa Bárbara, foi um dos principais nomes da resistência ao regime militar no Brasil .

Luiz Antônio nasceu em uma família pobre, filho de Deraldino Santa Bárbara e de Maria Ferreira Santa Bárbara. 

Estudou no Colégio Municipal Joselito Amorim em Feira de Santana, onde presidiu o Grêmio Estudantil. Trabalhou como tipógrafo na Gazeta do Povo, onde começou sua prática política no meio dos tipógrafos. Fundou um grupo de futebol com trabalhadores da Gazeta do Povo e jogavam com outros times. Fundou também um time com jovens da cidade de Feira de Santana.  

Em 1967 militava na dissidência baiana do PCB. Em 1968 enfrentou sua primeira prisão e teve contato direto com a tortura,durante a repressão provocada pelo AI-5 (Ato Institucional n° 5). 

Atuava na clandestinidade desde 1969 e foi o primeiro militante a ser deslocado para a região de Brotas de Macaúbas em Julho de 1970. Chegou em Buriti Cristalino em 1971,como sendo Roberto o Professor. Hospedado na casa de José Barreto,pai de Zequinha, Otoniel e Olderico,trabalhava diariamente com essa família na roça. 

Fundou um time de futebol e era visto como craque na região. Ensinava os meninos a jogarem bola e construíram juntos o campo de futebol. Sua tarefa era formar uma escola de alfabetização no povoado carente onde poucos sabiam ler. Todas as tardes a casa de José Barreto se enchia de crianças e adultos para as aulas do professor Roberto. Escreveu junto com Lamarca e montou em Buriti uma encenação teatral sobre as dificuldades sentidas pela população local,como pobreza e cobrança de impostos. 

A apresentação foi um grande sucesso recordada até hoje pelas pessoas que participaram como atores ou que viram a peça. Roberto fazia também um trabalho de formação política com a população local explicando temas como a propriedade da terra ,a fome e a migração para São Paulo. Sua morte ocorreu na chamada Operação Pajuçara, organizada com o objetivo de destruir Lamarca e seu grupo,conforme consta em documentos oficiais. 

 O laudo necroscópico revela que ele foi assassinado pelo exército no dia 28/08/1971, aos 24 anos de idade.

Santa Bárbara foi mais um lutador do povo assassinado pelas mãos ensagüentadas do Estado brasileiro. Um militante exemplar que dedicou sua vida a causa do povo e morreu por ela.

Colaborador Professor Gilson Santana dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário