sábado, 12 de outubro de 2013

Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida



Conheça a história, confira a programação de Campinas e do Santuário de Aparecida do Norte
Nossa Senhora Aparecida é um título católico dado a Maria, mãe de Jesus. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, e dia 12 de outubro é feriado nacional. Tem um santuário dedicado à sua imagem na cidade de Aparecida (170 km de São Paulo), um município na Microrregião de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.
A cidade foi popularmente denominada Aparecida do Norte em razão da estação ferroviária inaugurada em 1877 pertencente à linha da Estrada de Ferro do Norte (depois Estrada de Ferro Central do Brasil).

O Dia de Nossa Senhora é também conhecido como o "Dia das Crianças", que  foi criado em 1924 pelo Deputado Federal brasileiro Galdino do Valle Filho para homenagear as crianças, e escolheu esse dia pois é o dia da Mãe de Jesus.

A origem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida


O título de Nossa Senhora Aparecida está ligado a sua origem: ela “apareceu” para alguns pescadores no ano de 1717. Nas águas do rio Paraíba, região da atual cidade de Jacareí (SP), três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso jogavam as redes sem conseguir nenhum peixe. Até que encontraram o corpo da imagem de Nossa Senhora da Conceição e, mais à frente, sua cabeça. Depois disso, as redes se encheram de peixes. Inicialmente, a imagem, que era de cor escura, ficou com Felipe que a passou para seu filho, junto de um oratório. Aos sábados, a vizinhança se reunia aos pés da Virgem para rezar e alcançavam graças. Os dois milagres mais conhecidos são o da própria pesca farta no dia que encontraram a santa; o outro milagre é das velas, que em uma noite de reza do terço, se apagaram e se acenderam sozinhas, no pequeno altar feito pelo filho de Felipe.

Aos poucos a imagem passou do oratório familiar para uma capela e, no ano de 1904, foi solenemente coroada e construída a Basílica Menor do Santuário, por ordem do Papa Pio X. No ano de 1950, por conta do crescente número de romeiros, iniciou-se a construção da atual basílica. Em 1967, foi ofertada, pelo Papa Paulo VI, a Nossa Senhora Aparecida, uma rosa de ouro, símbolo de estima religiosa. E em 1980, o Papa João Paulo II consagrou todo o Santuário Nacional.

Hoje, a devoção a Nossa Senhora Aparecida está presente em todo o país, sendo ela declarada oficialmente pelo Papa Pio XI no ano de 1930, a Padroeira do Brasil. O Santuário Nacional, localizado na cidade de Aparecida (SP), recebe milhares de devotos o ano todo e já registrou mais de 245 mil romeiros em um só dia em novembro de 2010 e conta com a chamada Sala dos Milagres, local em que os fiéis podem deixar um objeto em agradecimento a Nossa Senhora Aparecida.

PROGRAMAÇÃO EM CAMPINAS

As Paróquias da Arquidiocese de Campinas que tem Nossa Senhora Aparecida como Padroeira programaram atividades especiais no sábado, dia 12:

Paróquia Conceição de Nova Aparecida, na Vila Padre Anchieta

07h00: Missa na Matriz
12h00: oração do Ofício almoço para aqueles que adquirirem o convite na secretaria paroquial
13h30: Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida (Rodovia Anhanguera, km 104)
15h00: Terço na Matriz
16h00: Batizados na Matriz
17h30: Missa e Coroação de Nossa Senhora Aparecida na Matriz
18h30: Festa de Nossa Senhora Aparecida e o Show de Prêmios, na Matriz

Domingo, dia 13, a festa continua a partir das 17h30.
O endereço da paróquia é Avenida Cardeal Dom Agnelo Rossi, 512, na Vila Padre Anchieta, em Campinas. Mais informações pelo telefone (19) 3281.0884.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Proença

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Proença, o dia será de celebração. As missas serão realizadas na matriz. As missas ocorrem às 08h00, 10h00, 13h00, 15h00 e a última, das 17h00, será precedida por procissão. A missa solene das 10h00 será celebrada por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, e logo após a celebração tem início a venda do bolo de Nossa Senhora Aparecida.

No sábado, a partir das 11h00, começa a quermesse. No domingo, a festa começa a partir das 16h00.
O endereço da paróquia é Avenida Arlindo Joaquim Lemos, 110, Jardim Proença, em Campinas. Mais informações pelo telefone (19)3252.3642.

PROGRAMAÇÃO EM APARECIDA DO NORTE

O Padre Domingos Sávio reitor do Santuário, explica que o Santuário Nacional recebeu um convite da diocese de Roma para participar simultaneamente, junto com outros nove Santuários Marianos, da oração do terço por meio de uma videoconferência, das 14h às 17h. Os romeiros que estiverem em Aparecida poderão acompanhar a transmissão por meio de quatro telões instalados pelo Santuário.

Programação dia 12 de outubro


0h até 4h30 – Vigília

5h – Primeira Missa / Alvorada

7h – Segunda Missa (Missa das crianças)

9h – Missa Solene

12h – Manifestação popular com foguetório

13h30 – Consagração solene

14h às 17h – Terço – Videoconferência

17h – Procissão

18h – Quarta Missa

Após a procissão: Show musical / Show pirotécnico

21h – Última Missa

Fonte:  http://portaldepaulinia.com.br/home/noticias-de-paulinia/eventos/23719--dia-da-padroeira-do-brasil-nossa-senhora-aparecida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário