quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Unidade hospitalar é inaugurada no município de Sátiro Dias

Uma multidão participou, na noite de sábado (10), da inauguração do Hospital Municipal de Sátiro Dias. A unidade pública de saúde - que dispõe de aproximadamente 60 profissionais -, foi construída com recursos municipais e equipada por meio de parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Lideranças municipais, parlamentares e o titular da Sesab, Jorge Solla prestigiaram o evento.

O hospital possui 24 leitos e a equipe é composta de sete médicos, cinco enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutico, além de técnicos de apoio. Neste momento, a unidade hospitalar está apta a realizar atendimentos de emergência, pediatria, clínica geral e obstetrícia (partos normais). Nos próximos meses, também deverão ser realizados procedimentos cirúrgicos.

Enquanto o hospital era inaugurado, médicos e equipes de enfermagem atendiam os pacientes que chegavam ao local, inclusive, levados pelo SAMU. O secretário Jorge Solla aproveitou para destacar o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região, que foi ampliado na Bahia e no Brasil, nos últimos anos. Solla também reiterou que, até o final deste ano, a Sesab irá selecionar 200 enfermeiros obstetras “para ampliar a assistência obstétrica e assegurar o parto normal nos duzentos municípios baianos com menos de trinta mil habitantes”.
Equipamentos
Entre os equipamentos destinados pelo Estado ao Hospital Municipal Sátiro Dias estão: mesas para consultório, escadas para cama, tensiômetros (aparelhos para aferir pressão arterial), termômetros, estetoscópios, camas fawler (adulto e pediátrico), suportes de soro, longarinas (assentos múltiplos) e autoclaves (aparelho de esterilização).
O hospital, de 750 metros quadrados, conta com salas de emergência, observação, nebulização, pré-parto, parto, isolamento, entre outros espaços.
A lavradora Vanuza Lopes de Souza, 37, foi uma das milhares de pessoas que prestigiaram a inauguração do hospital. Ela, que vive em Sátiro Dias com os filhos de 16, 4 e 1 ano e meio, elogiou a estrutura da unidade. “A gente estava precisando de um hospital aqui. O outro [hospital] fechou no final do ano e, quando precisava, a gente tinha que ir pra Alagoinhas ou Inhambupe. Agora, ficou muito bom”.
Aniversário da cidade
Sátiro Dias comemora, no próximo dia 14 de agosto, 55 anos de emancipação política. A secretária municipal de Saúde, Leila Virginia, foi enfática ao afirmar que a obra é um presente para a população e que “toda a equipe do hospital será responsável por resguardar o que há de mais precioso, a vida do ser humano”.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/transplantes/index.php?option=com_content&view=article&id=428&catid=13&Itemid=59

Nenhum comentário:

Postar um comentário