sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mesmo em crise, Eike Batista é o líder mais admirado pelos jovens

Quatro importantes nomes estrearam na lista deste ano: Joaquim Barbosa, Jorge Paulo Lemann, Graça Foster e Flavio Augusto da Silva


 (FRED PROUSER)

A fase para o empresário do Grupo X, Eike Batista, não é boa. No entanto, mesmo em crise, após deixar de ser o homem mais rico do Brasil e sair da lista dos bilionários brasileiros em junho, Eike continua sendo o líder brasileiro mais admirado pelos jovens, de acordo com o ranking divulgado pela Cia de Talentos. Na lista de 2012, ele também assumiu a liderança do posto. 

Entre os líderes brasileiros mais admirados, observa-se que, desde 2009 o perfil dos líderes vem mudando aos poucos. Pelos rankings passaram gestores, ex-gestores, pais, mães, ícones do esporte e além de empresários e políticos.

No ranking deste ano, os líderes brasileiros são - do primeiro ao décimo lugar -: Eike Batista, Roberto Justus, Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, Lula, Silvio Santos, Jorge Paulo Lemann, Bernardinho, Graça Foster, Flávio Augusto da Silva.

Quatro importantes nomes estrearam na lista deste ano: Joaquim Barbosa, Jorge Paulo Lemann, Graça Foster e Flavio Augusto da Silva. Barbosa é possível dizer que foi apontado pelos jovens em razão de sua exposição na mídia devido à importância de seu papel no julgamento de um dos momentos mais marcantes da justiça e da política brasileiras. 

Jorge Paulo Lemann e Flavio Augusto Silva foram citados por seu empreendedorismo e capacidade de inovar. Lemann era um esportista altamente competitivo, encontrou os parceiros certos e hoje é empresário e investidor de renome internacional. Flávio Augusto, montou a bem-sucedida rede de escolas de inglês Wise Up para poder casar-se com a namorada. No inicio deste ano, tornou-se acionista do Grupo Abril Educação, que adquiriu a empresa e sua rede de franquias. O empreendedor compartilha suas experiências para 1,3 milhão de pessoas no Facebook.

Em contrapartida, Graça Foster, presidente da Petrobras, percorreu uma longa carreira na estatal. Nela, os jovens destacam características pessoais como determinação e disciplina, apontados por 25% dos jovens que a escolheram.

A pesquisa 2013, ouviu 52 mil jovens brasileiros, com idade entre 17 e 26 anos. Foram citados 1.880 líderes diferentes. “Isso significa uma fragmentação de modelos a serem seguidos. Os jovens perceberam também que os pais não estão necessariamente preparados para orientá-los na carreira e esse papel foi delegado aos gestores. Porém, nem todos eles estão preparados para gerir pessoas e muitas vezes os jovens ficam desapontados” pondera a sócia da Nextview People, empresa parceira da Cia de Talentos, Danilca Galdini. 

54% dos jovens não admiram nenhum líder

Um ponto que chamou a atenção na pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos este ano, é que quantidade de respondentes que admiram um líder vem aos poucos diminuindo. Em 2013, 46% dos jovens disseram ter um líder, 6% a menos que no ano passado.

A exigência do jovem em relação ao gestor é alta: este precisa conhecer profundamente cada colaborador, ajudar seus liderados na execução das tarefas do dia-a-dia e na orientação da sua carreira. Ou seja, um bom líder é aquele que tem capacidade de gerir pessoas e deixá-las fazer as coisas com liberdade, confiança e espaço para inovar e cocriar. É fundamental que tenha também boa comunicação, seja transparente e dê feedbacks constantes, para que o jovem saiba se está no caminho certo. Importante dizer que ser chefe é diferente de ser amigo, pois valoriza muito a meritocracia.

O jovem respeita um líder que explica o porquê de cada atividade, pois seu trabalho precisa ter um significado, um propósito. É isso que o motiva a fazer parte da equipe daquele líder. “Além de conhecimento técnico, de saber gerir os negócios, o líder tem que conhecer bem seus colaboradores, dar autonomia sem deixar de estar próximo, e tudo isso com paixão pelo que faz. Ainda que os jovens reconheçam que exista uma idealização, esperam exatamente essas características desse líder”, conclui Maíra Habimorad, sócia da Cia de Talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário