sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nelson Mandela em "estado vegetativo permanente"

 Um documento judicial datado de 26 de Junho diz que os médicos recomendaram à família que desligasse a máquina que o mantém vivo. Presidência sul-africana desmente estado vegetativo.

O antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela encontra-se em "estado vegetativo permanente" e os médicos aconselharam a sua família a desligar a máquina que o ajuda a respirar e o mantêm artificialmente vivo, diz um documento datado de 26 de Junho.
A informação consta da documentação judicial que foi entregue ao tribunal que arbitrou o conflito familiar sobre o local onde sepultar três filhos mortos do líder da luta contra o apartheid. "Ele está em estado vegetativo permanente e com assistência respiratória. A probabilidade de morrer em breve é verdadeira e séria. O estado de saúde de Nelson Mandela piorou e os médicos aconselharam a família Mandela a desligar a máquina que o mantém vivo artificialmente e a família Mandela está a ponderar essa opção", diz o documento que foi entregue na semana passada no tribunal de Mthatha (Sul) e divulgado nesta quinta-feira pela AFP.
Horas depois da divulgação deste documento, a Presidência sul-africana desmentiu a informação, mantendo que Mandela se encontra em "estado crítico, mas estável". "Os médicos desmentem que o antigo Presidente esteja em estado vegetativo", diz um comunicado.
O documento que fala de Mandela em estado vegetativo foi entregue ao tribunal com o objectivo de acelerar um desfecho para a disputa familiar em torno do local onde irão ficar os restos mortais do antigo Presidente. O tribunal confirmou na quarta-feira a sentença que obrigou um neto de Mandela a trasladar os corpos de três dos familiares, sepultados na aldeia de Mvezo (onde Mandela nasceu), para o talhão da família Mandela no cemitério de Qunu, a aldeia onde o antigo Presidente cresceu e onde pediu para ser sepultado ao lado dos seus filhos.
Nelson Mandela nasceu em Mvezo, mas devido a uma disputa de gado o seu pai foi expulso e a família instalou-se numa aldeia próxima, Qunu. Mandela viveu ali desde os dois anos e disse, ao longo da vida, que em Qunu passou os momentos mais felizes da vida e que, quando morresse, queria regressar a esta "casa".
Mandla Mandela, neto do antigo Presidente e que este designou como chefe de Mvezo, trasladara os corpos dos tios mortos para a aldeia de origem do clã. Dezasseis membros da família, liderados por Makaziwe Mandela, uma filha de "Madiba" (como é tratado na África do Sul), pediram a intervenção dos tribunais, que decidiram a seu favor. No recurso a família explicava querer solucionar o conflito para "poder enterrar" Mandela, cuja morte estava anunciada.
Apesar de o tribunal de Mthatha ter confirmado uma decisão judicial anterior, o neto anunciou que iria recorrer da decisão.
Na África do Sul especula-se que há pressões políticas por parte do Congresso Nacional Africano (o partido de Mandela e do actual Presidente, Jacob Zuma) para que a família só mande desligar a máquina depois de 18 de Julho, dia do 95.º aniversário do herói sul-africano. A questão levantou uma polémica que Graça Machel, a actual mulher de Mandela, tentou minimizar ao dizer, há dias, que o antigo Presidente não está em sofrimento.
Porém, a presidência - que chegou a anunciar, no mês passado, ter começado os preparativos para a celebração dos 95 anos de Mandela; dias depois foi anunciado que o estado de saúde de Mandela era "crítico mas estável" -, em comunicado, fez saber que Zuma cancelara uma visita oficial a Moçambique, prevista para a semana passada, o que foi lido como um sinal de que a máquina poderia ser desligada a qualquer momento e a morte do líder histórico sul-africano declarada.
 
Fonte: http://www.publico.pt/mundo/noticia/nelson-mandela-esta-em-estado-vegetativo-permanente-1599274

Nenhum comentário:

Postar um comentário