sexta-feira, 5 de julho de 2013

Inaugurado o primeiro monumento ateu nos EUA

Foto: Will Dickey/AP
 
Por causa de uma demanda do movimento ateísta norte-americano, no dia 29 de junho foi inaugurado o primeiro monumento ateu dos EUA, na cidade de Starke, na Flórida. O marco está situado a poucos metros de uma homenagem aos 10 mandamentos, segundo reportagem do jornal espanhol El Pais.
Leia também:
Bíblia achada na Turquia vale R$ 3,5 milhões

A construção do monumento causou polêmica no pequeno município americano, de apenas 5 mil habitantes e de maioria cristã. O marco causou polêmica mesmo entre os ateus, pois eles dizem que um monumento os rebaixaria ao mesmo nível dos crentes. Segundo estudo da consultoria Pew, em 2012, cerca de 20% dos americanos não é vinculado a nenhuma religião.
"Não queremos provocar aos cristãos ou a quem quer que seja. Apenas estamos exercendo um direito garantido na Primeira Emenda da nossa Constituição", disse Dave Muscato, diretor de Comunicação da American Atheists em entrevista à agência de notícias espanhola EFE.
O monolito, feito em granito cinza, pesa 650 quilos e mede 1,5 metros de altura. A pedra tem inscrições seculares de Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e John Adams, fundadores dos EUA. Também há uma frase da fundadora da American Atheists, Madalyn Murray: "Um ateu acha melhor construir um hospital do que uma igreja".
Mesmo não sendo fãs de monumentos, por sua ligação com a religião, os 4 mil membros da American Atheists ergueram o monolito depois da Justiça negar a remoção da homenagem aos 10 mandamentos. Segundo eles, o marco cristão viola a obrigação do governo de separar Estado e Igreja. Os dois monumentos ficam numa praça de "livre expressão", onde todos debatem suas crenças. Contra-senso ou justiça?

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/inaugurado-o-primeiro-templo-ateu-nos-eua-012725439.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário