sábado, 26 de janeiro de 2013

Juros atingem menor patamar da história

A taxa média de juros nas operações de crédito ao consumidor atingiu em dezembro, com a terceira queda consecutiva, o menor patamar histórico. Segundo o boletim de operações de crédito do BC (Banco Central), publicado ontem, o percentual chegou a 34,6% ao ano. Em novembro, a taxa média ficou em 34,84% ao ano e em outubro, 35,8%.
O resultado de dezembro apresentou redução de 9,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o último mês de 2010, o decréscimo foi menos acentuado, de seis pontos percentuais.
Em relação aos anos anteriores, 2012 foi o ano que o consumidor, na média dos meses, enfrentou as menores taxas de juros nas operações de crédito. E o salto para baixo foi marcado em abril (41,8%) e maio (38,8%), pois apresentaram redução de, respectivamente, 2,5 e 2,9 pontos percentuais contra os meses anteriores. A última diminuição mais acentuada ocorreu em janeiro (55%) de 2009, de 2,86 pontos percentuais.
O ano passado foi marcado pela guerra dos bancos pelos clientes pessoa física, cujas armas foram reduções de juros nas operações ao consumo. Em abril, o BB (Banco do Brasil) e a Caixa Econômica Federal deram os primeiros golpes na batalha.
Na avaliação do professor de Cálculo e Finanças da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica) e do Centro Universitário UNA, Leopoldo Garjeda Fernandes, o posicionamento dos bancos públicos foi primordial para iniciar uma competição no mercado financeiro, pois as instituições privadas, para não perder clientes, também reduziram suas taxas.
"Acredito que essa competição foi o principal fator que estimulou a redução da média da taxa de juros nas operações de crédito aos consumidores", disse Fernandes. Ele considerou que a diminuição da taxa Selic, juros básicos nacionais, contribuiu também, mas em pequena parcela.
Desde 31 de agosto de 2011 até 10 de outubro de 2012, o governo federal reduziu a Selic em todas as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), que ocorre a cada 45 dias. Ela passou de 12,5% ao ano para 7,25% e se manteve até a última reunião, realizada na semana passada. "A taxa Selic é muito menor do que as cobradas dos consumidores, que chegam a 100% ao ano. Então, teve pouca contribuição na queda", opinou Fernandes. O cheque especial, por exemplo, encerrou 2011 com taxa média de 141% ao ano.
Mas, segundo o BC, justamente o cheque especial foi uma das duas modalidades que mais contribuíram para o decréscimo das taxas médias, com redução mensal de 3,4 pontos percentuais, para os atuais 141% ao ano.
A outra linha de empréstimo é o financiamento de veículos, cujos juros caíram 0,5 ponto percentual em relação a novembro e atingiram 19,9% ao ano, menor taxa histórica. O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para outros bens também forçou a contração da taxa média para pessoa física. A modalidade passou de 58,3% para 57,4% ao ano. Por outro lado, as operações de crédito pessoal ficaram mais caras. O custo médio passou de 38% ao ano, em novembro, para 38,8% em dezembro.

Inadimplência nos empréstimos sobe e chega a 7,9%
Se por um lado a taxa de juros caiu, a inadimplência subiu um ponto percentual em relação a novembro e encerrou dezembro em 7,9%. É a sexta vez no ano que o BC (Banco Central) apura este percentual de atrasos acima de 90 dias, que é o maior patamar para 2012.
Os consumidores reduziram a inadimplência nos financiamentos de veículos, passando de 5,6% em novembro para 5,3% em dezembro. O saldo de crédito nessas operações, que é o quanto tem emprestado e ainda não foi liquidado, encerrou o ano em R$ 187,4 bilhões, portanto os atrasos acima de 90 dias atingiram R$ 9,9 bilhões.
Nas operações de cheque especial, a inadimplência atingiu 14%. Já o crédito pessoa, com taxa de juros menores do que a modalidade de limite da conta-corrente, os atrasos acima de 90 dias ficaram em 6,4%.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/6005667/juros-atingem-menor-patamar-da-historia.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário