quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hoje é o aniversário da Baía de Todos os Santos

A baía de Todos-os-Santos é uma reentrância da costa litorânea brasileira localizada no estado da Bahia. É a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil. Sua extensão é de 1.233 km², com profundidade média de 9,8 metros, chegando até 42 metros,[1] com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros.[2]
Dela originou-se o nome da capitania, província e atual estado brasileiro. A unidade federativa, entretanto, manteve a letra 'h' no substantivo, conforme grafia da língua portuguesa da época [1].
Para se ter idéia da dimensão desta baía, ela tem aproximadamente a área do município do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do Brasil.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ba%C3%ADa_de_Todos-os-Santos

E tem o tamanho do municipio de Inhambupe.

A Baía de Todos os Santos completa hoje 511 anos. Ela é a segunda maior do mundo e a primeira maior do Brasil. Só para se ter uma ideia, é do tamanho da cidade do Rio de Janeiro. O nome foi escolhido por causa de uma expedição portuguesa que chegou na bahia no dia primeiro de novembro de mil 501, dia de todos os santos para os católicos. Hoje, ao todo, 56 ilhas estão espalhadas pelos 1200 Km²  de belas paisagens, a maior delas é a ilha de Itaparica. Além das riquezas que podem ser vistas sobre a água, a baía guarda vestígios de episódios marcantes da nossa história, como os naufrágios.
...Aqui também fica a praia do Porto da Barra, em Salvador, considerada uma das 50 melhores do mundo, segundo anunciou ontem a rede de Tv americana CNN. A praia é citada como excelente opção para o mergulho, para velejar e apreciar o pôr-do-sol.

Fonte: http://www.gfm.com.br/index.php?id=174&tx_ttnews[tt_news]=92045&cHash=1c3c52080d6ea137ad0288ad95f776d1

Nenhum comentário:

Postar um comentário