domingo, 11 de novembro de 2012

EUA aprovam novo remédio para artrite reumatoide

A artrite reumatoide causa inflamações nas juntas do corpo, levando a deformações se não tratada a tempo (Thinkstock)

O Xeljanz, da Pfizer, deve ser usado por quem não teve resposta adequada ao uso do metotrexato. No entanto, seu uso foi associado com um aumento no risco de contrair infecções, tuberculose e até cânceres e linfomas

 

O Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos, aprovou nesta semana o citrato de tofacitinibe para tratar adultos com artrite reumatoide moderada ou severa que não obtiveram resposta ao tratamento com metotrexato — a droga mais usada contra a doença. O medicamento tem nome comercial de Xeljanz, e será lançado pela Pfizer. A droga ainda não foi aprovada no Brasil.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do corpo ataca tecidos saudáveis levando a inflamações nas juntas. No Brasil, atinge cerca de 2 milhões de pessoas. O tofacitinibe atua ao bloquear a ação de uma proteína conhecida como janus quinase, que tem função importante no desencadeamento das inflamações.
A segurança e eficácia do remédio foram avaliadas em sete estudos clínicos realizados em pacientes com artrite reumatoide moderada a severa. Em todas as pesquisas, os voluntários tratados com o tofacitinib apresentaram melhoras no estado de saúde em relação àqueles que receberam placebos. O uso do remédio, no entanto, foi associado com um aumento no risco de contrair infecções, tuberculose e até cânceres e linfomas. Além disso, seu uso também esteve associado a um aumento do colesterol.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/eua-aprovam-novo-remedio-para-artrite-reumatoide

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário