quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cara ou coroa pode decidir vaga olímpica dos EUA nos 100 m

Duas campeãs mundiais, as americanas Allyson Felix e Jeneba Tarmoh chegaram exatamente no mesmo tempo na final dos 100 m da seletiva olímpica americana, e a decisão sobre qual das duas vai a Londres pode ser tomada até em um cara ou coroa.

Allyson, 26, conquistou um ouro e duas pratas em Pequim-2008. Jeneba, 22, ganhou dois ouros no Mundial Júnior, no 100 m e 4 x 100 m, no mesmo ano. No sábado à noite, cravaram 11s07 na prova realizada em Eugene, nos Estados Unidos, e empataram na terceira colocação. O tempo final aferido foi de 11s068 para ambas.

A atual campeã olímpica dos 100 m, Carmelita Jeter, ganhou a disputa (10s92). Tianna Madison foi a segunda, com 10s96. Ambas se garantiram  em Londres. A terceira e última vaga ficaria com Jeneba Tarmoh, anunciada como terceira colocada logo após a prova. Ela recebeu abraços e comemorou a classificação.

No entanto, em seguida, imagem do Photofinish mostrou que as atletas cruzaram a linha de chegada exatamente no mesmo momento. A decisão é baseada em milhares de imagens que são feitas por câmeras instaladas na linha de chegada. Vale o momento em que o tronco do atleta cruza a linha. Não contam cabeça, pernas ou braços à frente.

No domingo, quase 24 horas após a prova, a USA Track and Field (entidade que rege o atletismo nos Estados Unidos) anunciou que a terceira colocada não estava definida e que pode ser decidida de duas formas: ou com uma corrida de desempate ou por meio da sorte, na moeda. A decisão cabe às atletas.

Segundo a entidade, não há uma regra para desempatar a prova, e, consequentemente, quem vai ser a terceira representante americana nos 100 m na Olimpíada de Londres.

Deste modo, Allyson e Jeneba vão escolher como querem decidir a vaga. Elas podem, inclusive, tomar a decisão após o encerramento da seletiva olímpica do país, que vai até domingo. A Olimpíada começa em 27 de julho.

No próximo sábado, ambas disputam também uma vaga em Londres nos 200 m (especialidade de Allyson). Até lá, nenhuma decisão deve ser tomada. As eliminatórias dos 200 m são na quinta-feira.

A USA Track and Field deficiu que, se a decisão de ambas for a mesma, a entidade não interfere. Se as atletas discordarem, haverá uma corrida de desempate. Se ambas não quiserem anunciar qual a preferência, a decisão será no cara ou coroa.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=119785
Imagem: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário