quarta-feira, 28 de março de 2012

População recebe orientações para combater a tuberculose

Para reforçar a importância do combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Inhambupe, está realizando ação de conscientização no Combate à Tuberculose nesta quarta(28) na Praça da Matriz.
Conhecida como ‘doença de boêmios’ ou ‘peste cinzenta’, a tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas e, no entanto, continua a afligir milhares de pessoas em todo o planeta.
O tratamento é garantido pelo SUS e o paciente recebe medicação e realiza exames, sempre com orientação médica. O tempo mínimo de tratamento é de seis meses, de acordo com cada caso.
- Um paciente curado tem as mesmas possibilidades de pegar novamente a doença que uma pessoa que nunca teve – informou a Secretária de Saúde de Inhambupe Telma.
No Brasil, surgem 71 mil casos e são registradas 4.600 mortes em decorrência de tuberculose a cada ano. A data é uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local, com o objetivo de chamar atenção de todas as esferas de governo e setores da sociedade para buscar ações de controle e combate à doença.
Sobre a doença - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo Dr, Robert Koch. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch” e a transmissão ocorre através do ar, pela tosse de enfermos com tuberculose pulmonar que ainda não iniciaram o tratamento (bacilíferos), e que eliminam bacilos no ar ambiente, tossindo, falando ou espirrando.  Estes bacilos, ao serem inspirados por pessoas saudáveis, pode levá-las ao adoecimento, por isto a importância de se investigar os contatos próximos do doente.
Os principais sintomas da doença são tosse prolongada (mais de três semanas), febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos, como gânglios, ossos, rins e etc.
A população de maior risco de ser acometida por essa doença são as pessoas que residem em aglomerados ou em situação de extrema pobreza, pessoas privadas de liberdade, moradores de rua, povos indígenas, profissionais de saúde, idosos e indivíduos com HIV positivo.

valcabral.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário