quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretaria do Meio Ambiente capacita voluntários para combater incêndios florestais


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está capacitando e equipando voluntários de cinco municípios do Oeste baiano a fim de formar Brigadas Voluntárias que irão atuar nas ações de combate aos incêndios florestais na região, comuns a partir do mês de julho. A ação faz parte das atividades do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Sema.

Segundo a coordenadora do Comitê, Márcia Telles, o Oeste é uma região carente de Brigadas Voluntárias. A realização do Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Primeiros Socorros, permitirá a formação de sete brigadas que atuarão nos municípios de Santa Rita de Cássia, Correntina, Cocos, Jacobina, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto e São Desiderio. “A atuação dessas pessoas é de extrema importância, pois vai reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, em uma região de muitas propriedades rurais, distribuídas em áreas distantes umas das outras permitindo, ainda, que as ações de combate sejam mais rápidas e eficientes”, destacou.

Além das brigadas formadas no Oeste, a equipe de fiscalização preventiva do Inema, junto com o Corpo de Bombeiro, está treinando voluntários para atuar no semiárido, na cidade de Inhambupe e na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Érico Cardoso, Rio de Contas e Brotas de Macaúbas. “A importância de treinar pessoas nas regiões onde acontecem os incêndios também se demonstra no conhecimento que eles possuem da região, além de todo compromisso e cuidado com o território onde moram”, explicou.

No mês de abril, a Secretaria do Meio Ambiente fará a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, como luvas, máscaras, botas e fardamento, além de equipamentos coletivos, que são abafadores, mochilas costais, lanternas, dentre outros itens, reforçando a estrutura das Brigadas Voluntárias.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, os cursos visam organizar brigadas voluntárias nos municípios onde existem mais números de incêndios florestais. “Pretendemos, para os próximos anos, ter uma brigada em cada município tanto do Oeste, quanto na Chapada Diamantina”, disse.
comunicacao.ba.gov.br

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=110305

Nenhum comentário:

Postar um comentário