sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Assembleia Legislativa concede cidadania a Benoni Eduard Leys

Fátima Nunes disse que Benoni tem um valoroso trabalho em prol das pessoas mais simples
No discurso de agradecimento, homenageado afirmou que ''título é a consagração do trabalho''
Nascido na Bélgica, o militante das causas sociais exibiu na sessão de ontem com orgulho o título que lhe conferiu a cidadania baiana


Militante da luta pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais e dedicado às causas humanitárias, o ex-padre e agrônomo Benoni Eduard Leys recebeu ontem o título honorífico de Cidadão Baiano pelo trabalho social desenvolvido no interior da Bahia, principalmente na região sertaneja. O título foi proposto pela deputada Fátima Nunes (PT), que, durante a sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, lembrou a importância de Benoni para a região, "cidadão valoroso no Brasil, na Bahia e de modo bem especial em Inhambupe, que é a cidade que ele escolheu para morar". A parlamentar também falou sobre realizações do homenageado e justificou o título concedido a ele. "Esse título de Cidadão Baiano é um reconhecimento do seu valoroso trabalho em benefício das comunidades mais simples, dos homens e das mulheres mais carentes", destaca a parlamentar.
Nascido na Bélgica em uma família de agricultores, Benoni veio para o Brasil com o objetivo de organizar a Pastoral da Terra da Diocese de Alagoinhas. Pouco tempo depois, assumiu a Paróquia de Inhambupe, onde vive atualmente. Benoni é conhecido na região como homem trabalhador, dedicado à comunidade e responsável por iniciativas importantes como a fundação da Escola Família Agrícola de Alagoinhas, que forma técnicos agrícolas; criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Inhambupe, Alagoinhas, Aramari, Sátiro Dias, Aporá, Acajutiba, Esplanada e Entre Rios. Também fundou diversas cooperativas agrícolas e projetos sociais na região.
Em 1991, Benoni recebeu da Câmara Municipal de Inhambupe o título Grande Benemérito, concedido a pessoas que ajudaram no desenvolvimento do município. Benoni tem 37 anos de Bahia, 35 destes vividos em Inhambupe. Para ele, o título "é uma consagração do trabalho, da vida e do tempo dedicados ao povo baiano".

Fonte: http://www.al.ba.gov.br/v2/noticias.cfm?varCodigo=11300

Nenhum comentário:

Postar um comentário