quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Materiais adaptados viabilizam atendimento odontológico


Uma sala de aula é modificada para receber um consultório odontológico. As carteiras dos alunos fazem as vezes de cadeiras reclináveis; as crianças menores deitam no colo dos alunos para serem atendidas, em almofadas feitas pela fisioterapia. O atendimento não é o ideal, mas é o que a Bandeira Científica consegue fazer.

Para a prevenção de maiores problemas nas crianças de idade escolar, antes do atendimento as crianças assistem a uma aula sobre os dentes, a mandíbula, placa, cáries e escovação. Porém, para ensinarem a escovar os dentes na prática, esbarravam em um empecilho: não há pias na maioria das escolas. Com isso, não há acesso ou estímulo para a criança escovar os dentes.

Bruno, dentista e discutidor da Bandeira, fez um escovódromo, para ser levado nas escolas onde o atendimento odontológico vai. Tubos de PVC, torneiras de plástico e um vaso plástico para jardins, adaptados a uma mangueira são o suficientes para que uma fila de crianças escove os dentes. Os bandeirantes irão passar esse projeto a coordenadora de saúde bucal, esperando que pias mais adequadas sejam instaladas nas escolas.

Ao invés da maquininha de dentista, da qual todos têm medo e desgosto, é usado um compressor portátil, podendo ser levado em diferentes postos de atendimento. O motor de água é acoplado em duas garrafas PET e a lanterna usada na testa pelos dentistas é, na verdade, de bicicleta.


A técnica usada para restaurar os dentes de leite também é uma adaptação aos poucos recursos, pouca estrutura e pouco tempo, para fazer uma restauração permanente. Chamada de técnica restauradora atraumática, é realizada em dentes de leite. Depois de limpar a cavidade deixada pela cárie com cureta, água, algodão e clorexidina – um anti-bactericida – ela é preenchida com cimento de ionômero de vidro, que tem grande adesividade e ainda libera flúor. É uma técnica que dura menos, mas é mais prática, menos traumática e mais simples.


Equipe de Comunicação da Bandeira Científica

Por Karin Salomão

Fotos por Genivaldo Carvalho

Fonte:http://www.bandeiracientifica.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário