terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fator Quebra-Mola, será que é importante?


Quem não conhece o chato e velho “quebra-mola”? Também chamado de “lombada” ou “ondulação-transversal” em algumas regiões do Brasil. A função teórica desse obstáculo do trânsito é muito simples: obrigar o motorista a diminuir a velocidade. Mas obrigar como? Da seguinte forma: ou você pára ou seu carro já era.

Ná prática é diferente: a sinalização é péssima, os quebra-molas têm, muitos, tamanhos e formas absurdas (quase um muro) e você muitas vezes só descobre que existe um quando já está passando por cima, destruindo seu carro e colocando sua vida em risco. Sim,
quebra-molas matam.

Mas porque estou falando disso? O motivo é o seguinte: ao pensar bastante sobre a existência do quebra-mola e sua função, concluí que o quebra-mola é mais que um obstáculo. Ele é um símbolo. Um símbolo tão forte e coerente com nosso país, que acho que deveria ser impresso na bandeira do Brasil. Quebra-mola para o novo símbolo nacional, já!

Para entender isso, vamos à simbologia. Quebra-mola é uma exclusividade de países sub-desenvolvidos, e o Brasil, com certeza, é o líder absoluto em quebra-molas. Alguns países mais ricos, têm também, contudo são somente o que conhecemos como “sonorizadores”, que só servem para alertar o motorista e não representam nenhum risco para o carro ou para a vida. Mas no Brasil é diferente.

Os brasileiros não cumprem as leis de trânsito; as autoridades do trânsito são sangue-sugas e incompetentes, e os quebra-molas são os únicos que, através de uma espécie de ditadura, conseguem fazer a lei ser cumprida.

Como Inhambupe também é Brasil, e é por isso que a nossa cidade está repleto desses redutores, alguns foram importantes ser colocados outros não.

É preciso repensar nessa questão para a nossa cidade, pois há muito tempo não vejo nenhuma campanha educativa em Inhambupe na questão de transito, só teve uma no ano passado, em um programa promovido pelo o pessoal do governo estadual, pois pela a prefeitura há muito tempo não vejo nada referente a esse assunto, nem nessa gestão e nem na gestão do prefeito anterior.

O prefeito atual e o anterior fizeram mais quebra molas do que todos os outros prefeitos juntos, você concorda? O que é preciso fazer para melhorar o transito de Inhambupe?

Materia baseada no site http://www.escribacafe.com/fator-quebra-mola/


Nenhum comentário:

Postar um comentário