quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sai a beatificação do anjo bom da Bahia


Leidiane Brandão

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão comemorando a beatificação de Irmã Dulce, que deverá será anunciada hoje, às 9 horas, durante uma coletiva de imprensa do Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo. Na noite de ontem, a notícia foi passada aos funcionários da entidade durante a realização de uma missa na Igreja Imaculada Conceição.

Iniciada em janeiro de 2000 por Dom Geraldo Majella Agnelo, a causa de beatificação de Irmã Dulce foi distinguida no mesmo ano pelo papa João Paulo II com o título de Serva de Deus, devido à determinação de uma vida dedicada aos mais necessitados.

Desde de junho de 2001, o processo tramita na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano. Em junho de 2003, a Congregação recebeu um documento do processo canônico de relato biográfico e das virtudes e resumo dos testemunhos que atestam as ações virtuosas de Dulce.

Recentemente, o Vaticano reconheceu juridicamente um possível milagre ocorrido por intercessão de Irmã Dulce. O reconhecimento foi feito após um rigoroso trabalho de investigação conduzido por uma equipe indicada pela Congregação. Uma outra causa que ajudou no processo de beatificação foi a participação popular.

Pessoas de outros estados e até de outros países se juntaram aos baianos na mobilização em defesa da causa, ajudando com testemunhos de cura e graças alcançadas. Com a beatificação, Irmã Dulce poderá ser a primeira santa de nacionalidade brasileira.

Nascida em 26 de maio de 1914, Irmã Dulce recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos sete anos, fez a primeira comunhão, na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo. Aos 13 anos, passou a dedicar sua vida às pessoas necessitadas, transformando a casa da família, na Rua da Independência, no bairro de Nazaré, num centro de atendimento.

Nessa época, sua casa ficou conhecida como "A Portaria de São Francisco", devido à aglomeração de pessoas carentes que ali permaneciam em busca da ajuda de Dulce.

Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=63279

Nenhum comentário:

Postar um comentário