quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Programa do governo dá acesso a banda larga nas escolas públicas


A Tarde On Line

O secretário de Infraestrutura do estado da Bahia (Seinfra), Wilson Brito, assina nesta quarta-feira, 27, às 9h, um convênio entre o governo do estado e a operadora de telefonia Oi, para formalizar a instalação de banda larga nas escolas dos municípios baianos. A partir desse convênio, alunos da rede pública de ensino terão acesso à internet banda larga. A gestão do projeto é do Ministério da Educação e da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel.

Além do secretário Wilson Brito, estarão reunidos na assinatura do convênio o superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra, Silvano Ragno e assessores, com os prefeitos dos municípios de: Curaçá, Dário Meira, Entre Rios, Eunápolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibirapitanga, Ilhéus, Inhambupe, Ipirá, Irajuba, Irará, Itacaré, Itagimirin, Itauipe, Itamaraju, Itaparica e Itaquara.

O programa Banda Larga nas Escolas tem como objetivo possibilitar conexão à internet a todas as escolas públicas urbanas do páis cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep (censo Inep de 2007 a 2025), sem ônus para a União, estados, distrito federal e municípios. De acordo com estimativas do Ministério da Educação (Mec), mais de 50 milhões de alunos (cerca de 86% dos estudantes brasileiros) serão beneficiados pelo projeto, que é viabilizado a partir da parceria entre a presidência da República, da Casa Civil e dos Ministérios da Educação, das Comunicações e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Segundo o superintendente de Energia e Comunicação Silvano Ragno, o projeto tem a participação de concessionárias de telefonia fixa, na Bahia, a cargo da Telemar Norte Leste S.A. As informações são da assessoria de comunicação da Seinfra. O objetivo da secretaria baiana é levar o projeto a todas as escolas baianas.

Segundo informações da Seinfra, do total de 5.255 escolas da rede pública de ensino do estado, 4.644 já estão com o projeto de banda larga em funcionamento. Apenas 611 ainda aguardam a implementação do benefício.

O Projeto - O programa Banda Larga tem como objetivo levar a internet a mais de 64 mil escolas no Brasil. Para participar da iniciativa, basta que a instituição de ensino integre a rede pública.

Através do acordo estabelecido pela Anatel, as concessionárias de telefonia vão fornecer o modem para a instalação inicial, sem ônus para a escola, que deverá indicar o local onde ele vai ser instalado o seu laboratório de informática. Os custos dos cabos lógicos - cabos de inteligação dos computadores aos roteadores ou hubs, equipamentos que distribuem os sinais digitais - são de responsabilidade das escolas.

Fonte:http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=5641256

Nenhum comentário:

Postar um comentário