domingo, 3 de outubro de 2010

Disputa presidencial será decidida em segundo turno


A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), estão no segundo turno da disputa presidencial. A petista alcançou neste domingo (03) um índice de 46% dos votos válidos, e não conseguiu evitar o confronto direto com o candidato tucano, que obteve 32%. Em todo o país, cerca de 45 milhões de pessoas votaram na ex-ministra, enquanto 32 milhões escolheram Serra como candidato à presidência.

O melhor desempenho de Dilma Rousseff foi no Nordeste, onde ela obteve média de 57% dos votos. Serra conseguiu média de 24% na região. Na Bahia, a petista teve a preferência de 60% dos eleitores, enquanto o ex-governador de São Paulo contou com os votos de apenas 21%.

No Sudeste, região com o maior número de eleitores, Dilma tem 40,79%, contra 34,58% de Serra. O Sul foi a única região em que o candidato tucano venceu, com 43,03% contra 42,07% de Dilma.

A candidata Marina Silva (PV) foi a terceira colocada do pleito com 19% dos votos. Aproximadamente 19 milhões de eleitores votaram na candidata verde. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) não alcançou 1% da preferência do eleitorado, assim como os demais candidatos.

A abstenção foi de 17%, com mais de 23 milhões de ausentes. Brancos e nulos ficaram em 8%. As eleições para segundo turno serão realizadas no dia 31 deste mês.


Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=61203

Nenhum comentário:

Postar um comentário