quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Além de eleição, AC terá referendo sobre fuso horário



No domingo, os eleitores acreanos terão que votar em duas urnas. Isso porque além de participar das eleições de segundo turno para presidente da República, também terão um referendo sobre o fuso horário. O eleitor acreano deverá responder é favorável à recente alteração do fuso horário do Estado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) tem inserido propagandas no rádio e na TV para explicar como o eleitor deverá votar. Os comitês de campanhas do "Sim" e do "Não" também fazem suas inserções para conquistar o voto do eleitor. De acordo com a corte, poderão votar no referendo os eleitores regularmente inscritos até o dia 5 de maio de 2010.

A hora do Acre foi alterada em 2008 por meio de um projeto do senador Tião Viana (PT), recém eleito governador do Estado. O projeto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, assim, o Acre reduziu de duas horas para uma hora a diferença em relação ao horário de Brasília. Até 2008, durante o período de vigência do horário de verão, o Acre ficava a três horas de diferença de Brasília.

Contudo, o deputado Flaviano Melo apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (o PDL 981/2008) para que fosse realizado um referendo sobre a questão. Em maio deste ano, o presidente do TRE-AC, desembargador Arquilau de Castro Melo, anunciou que a votação ocorreria durante a realização do segundo turno das eleições.


Fonte:http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/alem-de-eleic-o-ac-tera-referendo-sobre-fuso-horario-1.192295

Nenhum comentário:

Postar um comentário