quarta-feira, 21 de julho de 2010

Governo perfura dois mil poços e ameniza impactos da seca na Bahia


A Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) atingiu a marca de dois mil poços perfurados no Estado ao longo dos últimos três anos e meio. Segundo o presidente do órgão, Bento Ribeiro Filho, a empresa está implantando políticas públicas viáveis que estão atendendo ao homem do campo e melhorando a sua qualidade de vida.

Em Catolés, no município de Macaúbas, localizado no Polígono da Seca, a 700 quilômetros de Salvador, por exemplo, o fornecimento de água potável está sendo levado pelo governo para as 86 famílias que vivem na localidade e são abastecidas de forma precária.

Há mais de dez anos, a água de um minadouro foi canalizada para as casas, mas a quantidade que chega é muito pouca para atender às necessidades dos moradores.

Com o objetivo de solucionar o problema, a Cerb resolveu perfurar um poço tubular profundo na região. Amostra da água retirada do local já foi analisada e está de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Aqui só chove quando Deus manda e é por isso que a gente tem que se ajeitar com o que tem. A água é muito pouca e não dá nem pra lavar as roupas. Fiquei feliz quando vi os homens trabalhando, e meu filho, José Aparecido, me contou quando viu a água saindo da terra com toda força”, disse a moradora Maria Aparecida da Silva. Apesar da ação, perfurar o poço tubular não é o suficiente para a população da zona rural do Estado.

Diversos estudos hidrogeológicos são realizados, desde a medição da vazão do poço, até a qualidade da água a ser oferecida às comunidades. “Por meio da captação, a água é levada para as torneiras dos que vivem na zona rural”, explicou o gerente de Perfuração, Godofredo Correia Lima Júnior.

O governo, através da Cerb, está atuando nos 26 territórios de identidade, com prioridade para os situados na região do semiárido. A meta é captar água dos mananciais para construir os sistemas de abastecimento, visando garantir o suprimento de água às populações carentes.

Depois da conclusão da locação do poço em Catolés pelo geólogo Milton Sodré, uma equipe foi formada por sondadores, auxiliares de campo, de perfuração e bombeio, sob a supervisão do técnico Nailson José Pereira.

Entretanto, antes de partir para o campo, levando a sonda PR-16, foi preciso o uso de um trator de esteira para melhorar a estrada e montar o canteiro de obras, onde os equipamentos da Cerb seriam instalados. A prefeitura de Macaúbas disponibilizou o equipamento para executar o serviço.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=53963

3 comentários:

  1. quem viu esses poços.

    ResponderExcluir
  2. Ë edu vc ta muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito vermelho!!! só fala bem do PT seu blog deve ser mais impacial. A democracia e os principios de igualdade agradecem é para vc não precisa publicar!!!

    ResponderExcluir