quarta-feira, 21 de julho de 2010

COMITÊS ELEITORAIS A TODO VAPOR. O QG de cada um


Rodrigo Lago

De modo geral, a primeira constatação é de que não é tarefa fácil circular nas dependências dos comitês políticos, mesmo para alguém que se identifique e tenha um objetivo específico ali dentro. O olhar de desconfiança dos seguranças torna, em algumas vezes, o deslocamento de uma sala para outra ou de um andar para outro, uma situação constrangedora, ainda mais quando jornalistas estão no pedaço.

A sensação é de estar sendo observado o tempo todo. Outra verificação é a diversidade dos tipos de trabalho: variam a cada nova sala aberta, revelando afazeres de assessores de imprensa, de políticos e de funcionários responsáveis por realizarem expedições de material, panfletagem, entre outras atividades comuns a esses lugares.

A quantidade de mulheres jovens e bonitas trabalhando ou aguardando por atendimento é outro detalhe que chama atenção de quem apenas observa. Em um dos comitês, especificamente, as salas de espera pareciam recepções de concurso de beleza. “Estou aqui para conversar com o deputado e solicitar material de campanha também”, disse uma moça aparentando 24 anos, que preferiu o anonimato.

Outra questão peculiar é o tratamento entre homens e mulheres, sempre atrelado a cortesias e adjetivos. “Aqui é o local de distribuição de materiais, onde trabalha essa ‘morena linda’”, disse um coordenador, durante a apresentação da estrutura do comitê.

Restando mais de dois meses para as eleições, as atividades já estão a todo vapor, no entanto, muitas voltadas ainda para a organização física das instalações, dando a entender que os comitês foram inaugurados sem estarem totalmente preparados. “Ali vão ficar as coordenações sociais”, apontou para uma sala ainda vazia, um coordenador geral de uma das campanhas.

PAULO SOUTO - O candidato pela coligação “A Bahia merece mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, inaugurou o comitê central da campanha há uma semana. Fica na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 2631, ao lado do Hospital Tereza de Lisieux, no Itaigara, e funciona diariamente a partir das 7h30. Totalmente climatizado, o espaço comporta confortavelmente todas as coordenações da campanha, entre elas, a de jovens e de mulheres.

Logo na entrada do ambiente, cinco mulheres recepcionam quem chega e busca por informação. No dia da visita, na última segunda-feira, não havia tantas pessoas circulando, apesar de cerca de 50 pessoas trabalharem no local, de acordo com a coordenação geral.

O movimento maior era de funcionários que tentavam colocar em funcionamento uma televisão LCD, instalada na recepção. Na sala reservada ao candidato Paulo Souto, tapete cor salmão, uma pequena mesa-redonda de reunião, com cinco lugares, um sofá cor preta com dois lugares e uma mesa de trabalho tipo fórmica, sem grande pompa e sem vestígios de trabalho com cesto de lixo limpo. E apenas um telefone e um porta canetas.

GEDDEL - Em uma das avenidas mais movimentadas da capital baiana, a Manoel Dias da Silva (Pituba), está localizada a sede da militância do PMDB, claramente mais sofisticada do que a de Paulo Souto e onde trabalham cerca de 70 pessoas. A recepção do lugar é confusa, sem direcionamento para quem chega pela Avenida Manoel Dias. O portão de acesso ainda do lado de fora fica fechado, gerando dúvidas na reportagem se havia alguém no comitê.

Chuviscando, a identificação foi realizada ainda na calçada para posteriormente a equipe ter acesso às dependências. Detalhes amenizados com a cordialidade de coordenadores de campanha, como Leur Lomanto e Batista Neves. A sala reservada ao candidato Geddel difere bastante da simplicidade observada na do candidato Paulo Souto.

Há painéis e quadros com fotos dos candidatos da coligação, tapete na cor cinza, três sofás e armários embutidos, além de uma bela mesa de reunião e de trabalho em cor escura.

JAQUES WAGNER – O comitê de Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, é vizinho ao de Paulo Souto ficando na Avenida Juracy Magalhães. Mas não são só alguns metros que separam os dois QGs. A grandiosidade é nítida: são três andares bem decorados, com arranjos e detalhes capazes de deixar alguns saguões de hotéis por baixo.

E mais um auditório com capacidade para 60 pessoas. Na recepção, ainda há uma exposição com fotos de Wagner em vários momentos da carreira política, algumas ao lado do presidente Lula. Cada visitante, após identificado, recebe uma etiqueta na qual há informação de até onde ele pode ir dentro do comitê. A quantidade de pessoas trabalhando passa de 100.

Na sala reservada ao candidato, detalhes que demonstram personalidade. Na mesa, um arranjo e duas imagens: uma baiana e Oxalá (Senhor do Bonfim), marca do sincretismo religioso do povo baiano. Três sofás brancos e uma mesa de reunião ainda compõem o ambiente.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=53952

Nenhum comentário:

Postar um comentário