quarta-feira, 21 de julho de 2010

32ª Jornada dos Lavadores em Itapicuru


Cerca de três mil lavradores devem participar da 32ª Jornada dos Lavradores, realizada na quinta-feira (22/07), na cidade de Itapicuru, a 215 km de Salvador. “Será um dia de festa, de luta, de homenagem ao dia do lavrador e ao advogado dos Trabalhadores Rurais Eugênio Lira, de Santa Maria da Vitória, assassinado em 1974”, afirmou a vereadora de Inhambupe Maria Helena (PT). Este ano o tema da jornada é “Não pode servir a Deus e ao dinheiro”.

De acordo com a vereadora petista, a jornada vai debater questões sobre educação, saúde e agricultura familiar. “Durante toda a programação estaremos refletindo a respeito de políticas públicas, denunciando as mazelas que acometem nosso povo e nos posicionando sempre a favor da paz”, enfatiza. Mais de 20 municípios da região devem participar da jornada.

A atividade tem início com uma celebração para agradecer a Deus pela vida, luta e frutos da mãe terra, depois prossegue com uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Na programação está incluído ainda palestras e apresentações culturais. No final acontece um animado forró. Na opinião da vereadora Maria Helena, a jornada é dia de muita alegria, animação, cantoria e muita disposição. “Quem vai a primeira vez não quer faltar mais, tem pessoas que acompanham desde a primeira e nunca perdeu uma, ou seja, participa há 32 anos”, lembra Helena.

Para Josias Gomes 1312, a luta dos trabalhadores possui um importante significado no processo de desenvolvimento do país. “A batalha travada pelos lavradores é legitima e justa. Apóio o debate sobre a agricultura familiar, acredito que a 32ª Jornada contribui para avançarmos na discussão e faço questão de participar”, declarou.

A jornada é organizada pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Inhambupe e de toda a região, pelas Escolas de Famílias Agrícolas de Inhambupe e Rio Real, pela Coopera, o SICOOB CREDITE, a Pastoral da Juventude Rural e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Urbanas.

História

A 1ª Jornada dos Lavadores aconteceu na cidade de Alagoinhas, em 1978. A partir de 1980 passou-se a comemorar no Dia do Lavrador, 25 de julho, e acontecer na cidade de Alagoinhas somente aos domingos até 1989. A partir de 1990 passou a acontecer em outras cidades da região como: Catu, Inhambupe, Entre Rios, Esplanada, Aporá, Crisopólis, Conde, Rio Real, Sátiro Dias, Biritinga, Olindina, Acajutiba e este ano vai acontecer na cidade de Itapicuru.

Cada ano tem um tema diferente, tem blusa de cores diferentes, todos usam chapéu de palha com fita amarrada e cada município tem uma cor de fita, a de Inhambupe, por exemplo, é vermelha. É confeccionado um livro de cantos da missa, da caminhada e da tarde cultural, que todos recebem de lembrança.

A Jornada dos Lavradores é o ponto ápice da luta dos lavradores e de seus movimentos de representação. Neste dia os lavradores oferecem os frutos da terra e de seu trabalhão. A Jornada foi idealizada por Benoni Eduard Leys, ex-prefeito de Inhambupe e atualmente membro da Organização DISOP Brasil.

Programação

Quinta-feira 22/07/2010 em Itapicuru

8h Chegada dos participantes na entrada da cidade

9h Início da caminhada

11h Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz

12h30 Almoço

13h30 Apresentações culturais com grupos da comunidade

15h Animado forró

17h Encerramento

Fonte: http://www.josiasgomes.com/josias/noticias/106-josias-gomes-apoia-32o-jornada-dos-lavadores-em-itapicuru.html

Clique aqui em veja como foi a jornada dos lavradores no ano passado em Inhambupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário