segunda-feira, 28 de junho de 2010

IE, Mozilla, Chrome, Safari ou Opera: Qual é o melhor navegador?




O Laboratório Digital testou velocidade, facilidade de instalação, memória e personalização. Confira!

“Como assim? Tem Mozilla também que eu conheço, e só. Tem alguns Mozilla, “Firewall”. Conheço o Explorer e o do Google lá, só que eu nunca usei o do Google. Uso o Mozilla mesmo..Navegador..Safari, cara. Uso a..Sky! A internet eu viajo em outras dimensões, internet não. Conheço o UOL, conheço vários. Mas eu uso Ajato que para mim é o melhor..Eu gosto mais de Ajato.”

Pois é. Pelas respostas, deu pra perceber que grande parte dos usuários de Internet nem sabem o nome do navegador que utilizam. Só conhecem este símbolo, que é o caminho que vem, por padrão, no Windows. Clicam aqui e acessam as páginas do mundo todo. Muitos não sabem que existem vários navegadores, desenvolvidos por várias empresas diferentes. E assim como tudo nessa vida, é bom termos opção de escolha, né? Hoje, o Laboratório Digital vai avaliar os cinco principais do mercado nas versões mais recentes: Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3.6.3, Google Chrome 5, Safari 5 e Opera 10.53. Será que as diferenças são realmente gritantes? E será que dá pra apontar o melhor entre eles? É o que veremos agora!

Antes de tudo, entenda: o desempenho dos diferentes navegadores depende da configuração da máquina, do sistema operacional, quantidade de aplicativos abertos simultaneamente, velocidade da conexão... enfim, as variáveis são muitas! Além disso, cada um de nós tem gostos e necessidades diferentes. Por isso mesmo, sinto desapontar você, telespectador... mas é praticamente impossível dizer qual o melhor entre os testados. Nós vamos, sim, apontar as diferenças entre eles e as qualidades de cada um. Mas cabe a você a escolha. Vamos lá?

Primeiro detalhe observado: compatibilidade. Aqui, Firefox, Chrome e Opera saem na frente, já que estão disponíveis em versão oficial para Windows, Mac e Linux. O Internet Explorer, por razões quase óbvias, não está disponível para Linux, assim como o Safari, da Apple.

Em geral, a instalação dos navegadores é bem simples. A do Chrome foi a mais rápida. Firefox e Opera não apresentaram dificuldades. A do Safari foi um pouco mais demorada, enquanto a do Internet Explorer recomendou reiniciar a máquina.
Todo mundo odeia esperar computadores processarem tarefas, certo? Por isso, velocidade no mundo dos navegadores é essencial. Cronometramos o tempo de abertura de cada navegador, desde o momento do “Enter” até o programa ficar disponível para o usuário. O Chrome, sem dúvidas, é o primeiro a ficar disponível para uso. O Safari mostrou-se o mais lento nesse quesito.

O uso de memória também é extremamente importante. Esse fator está diretamente relacionado à velocidade: quanto menos memória utilizada, normalmente, mais rápido será o processo. Isso sem contar na possibilidade de outros programas rodarem simultaneamente. Aqui, utilizamos o Gerenciador de Tarefas do Windows para avaliar o gasto de cada navegador. Quem saiu na frente foi o Chrome, utilizando cerca de 14 mega. O mais pesado, aqui, foi o Opera, ocupando mais de 45 mega de memória.

Tem um site, o Peacekeeper, que gera uma espécie de pontuação dos navegadores instalados em seu computador. Ele testa, basicamente, algumas funções Java, que são amplamente utilizadas nos sites mais modernos. No nosso caso, o Chrome foi quem se deu bem: fez 7191 pontos, seguido de perto pelo Opera, com 6077 pontos. O Firefox e o Internet Explorer, os dois líderes de mercado, ficaram na lanterna com 3300 e 962 pontos, respectivamente.

Este é o item que mais causa discórdia entre os adoradores de cada browser. Todos eles oferecem boas possibilidades de personalização, só que cada um à sua maneira. O Internet Explorer é básico, como a Microsoft gosta de ser. Bastante intuitivo, qualquer um consegue utilizá-lo e o fato dele vir adicionado de forma nativa ao Windows faz com que as pessoas não se sintam incomodadas pelas diferenças visuais - que nos outros navegadores, acabam sendo um fator crucial. O Firefox, sem dúvidas, sai na frente com relação aos add-ons. A lista de aplicativos disponíveis é imensa, e isso é uma característica presente desde as primeiras versões do navegador. O Opera traz outras vantagens: além de serviços extras como o Opera Unite, é possível redimensionar as abas e isso é bastante útil para quem gosta de navegar por várias páginas ao mesmo tempo. O Chrome é para quem não quer frescuras: não oferece muitas opções mas é rápido, simples, fácil. Já o Safari, em sua mais nova versão, trouxe uma inovação bastante interessante. Ao clicar no botão “Leitor”, o texto principal da página salta aos olhos. A fonte é maior, a página se parece com a de um e-book e a leitura se torna muito mais fácil. Ideal para quem tem problemas ao ler fontes pequenas na tela do computador.

Para nós, que navegamos com várias abas ao mesmo tempo e prezamos pela velocidade na navegação, não tem jeito: o Chrome é o eleito por nós. A interface simples e direta, com poucas barras, deixa mais espaço para o conteúdo das páginas. O pouco uso da memória deixa o sistema livre para outras aplicações. E a quantidade de aplicativos disponíveis para o browser vem crescendo rapidamente.

Os links para que você baixe e experimente todos eles também estão logo abaixoo. Confira ainda outra matéria sobre o PeaceKeeper, programa de testes que utilizamos aqui. Acesse já os links e descubra qual o melhor navegador para a sua máquina!

Fonte: olhardigital.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário