segunda-feira, 31 de maio de 2010

COMO NASCEU INHAMBUPE

1949 - Praça Cônego Maximiano

Conta-se que por ocasião do governo de Luis de Brito e Almeida de Lourenço da Veiga, deu-se início pelo interior do Estado da Bahia, a catequese dos índios, dirigida por um jesuíta; dizem ter sido o Padre José de Anchieta. Fala-se que por suas andanças estes jesuítas encontraram uma taba de índios à margem esquerda do Rio Inhambupe, porém não se sabe o nome da tribo, alguns afirmam que eram os Kiriris. Esta tribo localizava-se na colina onde é o atual cemitério local.

Os jesuítas em sua peregrinação, catequizando os índios, estabeleceram um colégio em Água Fria e enviaram o Português Alexandre Vaz Gouveia, para apropriar-se da colina dos Kiriris. Em 1572 o fidalgo português expulsou os índios e instalou-se no local, construindo habitação e uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição (demolida sem nenhum respeito à histórica).

Nessa época o local da atual cidade, era uma ilha, cercada pelos braços do rio Inhambupe de baixo. Neste local formou-se uma grande Praça denominada Praça Padre Anchieta, onde se acha edificado o Colégio Dr. Luis Coelho e uma grande quadra de esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário