domingo, 29 de março de 2009

RELEVO, CLIMA E COBERTURA VEGETAL DE INHAMBUPE

O território municipal é pouco acidentado, tendo como principais acidentes geográficos o rio Inhambupe, destacando-se nele a cachoeira do Limoeiro. Outros destaques geográficos do município são as Lagoas Seca, Branca e Salobra.
“Seu relevo, esculpido em rochas sedimentares da bacia do Tucano e do grupo Barreiras, e em terreno do embasamento cristalino, corresponde a tabuleiros e mesas cortados por vales profundos presentes na área, são influências das rochas sedimentares e a formas mais onduladas com morros arredondados, típicas dos terrenos do embasamento. A rede de drenagem que ocorre na área do município faz parte das bacias hidrográficas dos rios Inhambupe e Subaúna.
Solos dos tipos latossolo, alissolo, luvissolo, planossolo solódico eutrófico e neossolo sustentam a vegetação nativa caracterizada por contato cerrado – caatinga, cerrado arbóreo aberto sem floresta-de-galeria, floresta estacional semidecidual e gramínea lenhosa sem floresta-de-galeria.
Grande parte da vegetação nativa foi substituída por pastos e plantações de cítricos (laranja e limão).Seu clima é do tipo egatérmico seco a subúmido e semi-árido.
Apresenta temperatura média anual de 24.4ºC e precipitação pluviométrica média anual de 917 mm. O período de chuvas compreende os meses de abril a junho”.
Predomina na cobertura do território municipal a vegetação dos cerrados (sensu strictu), em pontos diversos e espalhados. No tocante às florestas, nota-se a presença de um ponto de floresta estacional (extensão do município de Aporá), um outro de mata atlântica, em estágio inicial de regeneração e pontos esparsos de mata ciliar, quase extinta nas áreas circunvizinhas à sede do município, devendo ser objeto de recuperação no curto prazo.
Outro aspecto que chama a atenção é uma grande área no lado oeste do território, ocupada com reflorestamento, matéria que deve ser analisada com base no disposto no artigo 105, § 8º, inciso II da Lei Orgânica do Município de Inhambupe, de 05 de abril de 1990. Outros detalhes relativos à cobertura vegetal do município podem ser vistos no mapa acima.

Material do plano diretor do município

Nenhum comentário:

Postar um comentário