domingo, 29 de março de 2009

Justiça proíbe Circo Estoril de exibir animais

Circo Estoril na Avenida Tenório Batista em Inhambupe
Rua de areia onde fica os animais
Veja as condições do ambiente







O Circo Estoril está proibido de exibir seus 14 animais em espetáculos por força de decisão judicial até que o processo movido contra ele seja julgado definitivamente.


A proibição temporária foi determinada nesta terça-feira, 4, pelo juiz Antônio Maron Agle Filho, da 11ª Vara Cível de Salvador, que acatou parcialmente o pedido liminar em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado (MPE). Por enquanto, o circo mantém a propriedade dos animais.

O juiz entendeu que o pedido de tomar os bichos do Estoril deve ser julgado no mérito, ao final do processo. O Estoril está sujeito a multa de R$ 50 mil dia, caso descumpra a ordem judicial. Para fundamentar a decisão parcial, Maron Agle se baseou no decreto federal 24.645/1934, que proíbe a exibição de animais em casas de espetáculos para acrobacias.

Quanto às acusações de maus-tratos, antes de determinar a proibição, o juiz disse não haver “prova bastante e suficiente para dizer-se que animais da demandada (Circo Estoril) são por esta mal tratados, mal cuidados, levados a estresse e que não sejam mantidos em locais adequados e seguros“.

O juiz aceitou anexar a ação judicial as imagens divulgadas pelo Fantástico no último domingo, 2, que mostram um ex-funcionário do circo agredindo um camelo com socos e tapas. A gravação, realizada pela Ong inglesa Animals Defenders International, foi entregue à Câmara de Deputados, em Brasília. Recurso - O Circo Estoril afirmou que irá recorrer da decisão. “Primeira coisa que eu vou fazer é entrar com recurso.

Não foi especificada se a proibição valia para outras cidades. Mas não estamos pensando nisso agora. vamos respeitar a decisão do juiz“, afirmou o advogado do Estoril, Jean Tárcio.O promotor de Justiça Ambiental do MPE, Luciano Santana, informou que irá acompanhar, junto às três entidades de proteção aos animais co-autoras da ação judicial, o cumprimento por parte do circo das exigências estabelecidas pela portaria nº 108/04 do Ibama, como a assistência permanente de pelo menos um médico veterinário.

Santana afirmou ainda que o relatório técnico elaborado por técnicos do Ibama reitera a denúncia de maus tratos aos animais. O mesmo entenderam as representantes das entidades de proteção animal. “A gente considera que o relatório do Ibama confirma maus tratos psicológicos“, afirmou Gislane Brandão da Bicho Feliz, referindo-se a conclusão do Instituto de comportamento estereotipado do urso e da elefanta do circo.

As informações é do site do jornal A Tarde do 04/11/2008 às 16:24

Olá pessoal o circo chegou em Inhambupe e só fica até hoje domingo, proibido de apresentar animais o circo tem muitas atrações internacionais, no meu ponto de vista os animais devem ser proibidos nos circos, pois são muitas viagens que esses animais fazem e sofrem muito, estive no circo no primeiro dia, gostei das apresentações.

Você concorda com animais nos circo? vote na enquete.

Um comentário:

  1. Concordo,plenamente.Não frequento circo que exiba animais ,como atraçoes,fora do seu habitat natural estes bichos sofrem demais,e para serem domados muitos usam de violencia.O ser humano é dotado de raciocinio e criatividade ,portanto não vejo porque exibição de animais.Tive a oportunidade de conhecer o circo do ator Marcos Frota ,onde malabaristas,trapezistas ,bailarinas, magicose etc desenvolvem seus talentos sem precisar destes recursos.Assim como ele o melhor circo do mundo SOLEIL que muita gente ja ouviu falar,apenas artistas apresentam o espetaculo.Vcs nao concordam tb?

    ResponderExcluir