terça-feira, 4 de novembro de 2008

Morte de criança revolta população em Inhambupe

Alean Rodrigues, da Sucursal Feira de Santana

Inconformados com o assassinato do garoto Tiago Nascimento da Silva, 8 anos, morto com mais de 40 facadas e violentado na noite de domingo passado, moradores do povoado de Limoeiro, região de Inhambupe (a 153 km de Salvador) incendiaram uma residência e uma viatura da polícia civil, apedrejaram e tentaram invadir a delegacia do município para linchar os três acusados de cometer o crime.

A casa destruída pertence a Joseane do Espírito Santo Nascimento, conhecida como Aninha, onde o corpo do garoto foi encontrado. Ela também é madrasta de um dos acusados do crime. "O enteado dela confessou que participou do crime e ela também sabia de tudo, pois não deixou a gente entrar para procurar o menino", acusou Fernanda Virgínia Santos Nascimento, mãe da criança.

Parentes de Tiago acusam Joseane de ter encomendado o crime para atender a rituais de magia negra, mas o delegado de Inhambupe, Augusto Saldanha, informou que vai investigar também a possibilidade de ser um homicídio por vingança, uma vez que é fato comprovado a inimizade entre a acusada e a família da vítima.

Quanto à hipótese de magia negra, ele confirmou que a população lhe passou várias informações nesta linha, "mas teremos cuidado em não divulgar nada que não tenhamos certeza e nem como provar", disse.

O menino desapareceu no domingo passado, quando saiu de casa para encontrar o avô materno em um bar. Familiares começaram a procurá-lo e o encontraram no terreno da casa de Joseane, sem roupas e com o corpo perfurado por dezenas de facadas, mais de 40 segundo alguns parentes. "Procuramos ele por toda parte e não encontramos. Tentamos entrar na casa de Aninha e ela não deixou, dizendo que já haviam procurado lá. E meu sobrinho estava morto desde cedo lá dentro", contou Joseni dos Santos Silva, tio do garoto.

Três homens foram presos, entre eles um adolescente de 17 anos, sendo que apenas um confessou ter participado do crime. Os adultos foram identificados como Victor Leonardo de Jesus Nascimento, 20, e Paulo Santos Souza, 25.

Victor contou que estava no bar pertencente a sua madrasta, quando foi procurado por Paulo e pelo adolescente pedindo ajuda para ajudar a esconder o corpo do garoto. Quando chegaram ao local, segundo o depoimento de Victor, os três teriam violentado o cadáver. "Ele foi primeiro (apontando para Paulo), depois foi o outro e eu por último. Não participei do crime, mas sei que eles abusaram do menino e depois mataram ele, mas não me disseram porque fizeram isto", revelou, sem apresentar nenhum tipo de arrependimento.

CONFUSÃO - O corpo de Tiago foi enterrado na manhã de segunda-feira, no cemitério de Inhambupe, para onde se deslocou um grande número de moradores de Limoeiro (que fica a 10 km da sede do município), consternados com a morte violenta da criança. Depois do sepultamento, circulou a notícia de que três pessoas tinham sido presas e estava na delegacia do município e a multidão dirigiu-se para a frente do prédio, tentando invadi-lo para retirar os três acusados, sendo contida a muito custo por três equipes da Companhia de Ações Especiais do Litoral (grupamento da Polícia Militar), que utilizaram spray de pimenta, bombas de efeito moral e tiros para o alto. "A porta da delegacia parecia uma zona de guerra. Eles jogaram pedras e paus para tentar afastar os policiais, que tiveram muito trabalho para conter e dispersar os revoltados", informou o delegado.

Na confusão, a delegacia foi apedrejada e uma viatura policial foi incendiada. Apenas um homem foi detido, sendo autuado em flagrante por crime de incêndio. Para evitar a morte dos acusados, eles foram transferidos na madrugada desta terça-feira, para a cidade de Alagoinhas (cerca de 70 km de Inhambupe), onde estão presos na sede da 2ª Coordenadoria de Policia do Interior.

Pela manhã, houve mais confusão e revolta, iniciadas quando os moradores de Limoeiro ficaram sabendo que Joseane do Espírito Santo foi liberada em Inhambupe, após prestar depoimento a respeito do caso. De acordo com a polícia, cerca de mil pessoas invadiram a casa da mulher e incendiaram um dos quartos, além de quebrarem todos os objetos que estavam no interior do imóvel.

Com gritos de "queremos justiça", os manifestantes vaiaram os policiais militares e civis que chegaram para evitar a depredação do imóvel. Quando eles saíram do local, a população voltou e destruiu todo o imóvel.

"Ela deveria estar aqui dentro da casa para ver o que se faz com quem comete uma monstruosidade como esta. Ela é um monstro, pois como teve coragem de retirar o sangue de uma criança indefesa. Sempre soubemos que ela não gostava do meu filho, mas fazer uma coisa desta ela não poderia ter feito", declarou a mãe do garoto. "Ela destruiu com a minha vida, tirando o que eu tinha de mais precioso".

Materia do jornal A Tarde tirada do site http://atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1000729

Um comentário:

  1. População de Inhambupe precisa se mobilizar contra má administração do Prefeito Benoni Leys



    CARTA ABERTA

    Inhambupe – BA, 11 de Novembro de 2008

    Ao povo Inhambu pense,

    O Município de Inhambupe está entregue ao total descaso por parte do poder Executivo municipal, desde a que perdeu a eleição. Os secretários deste governante muitas vezes abusam do poder, massacra as pessoas que precisam dos serviços públicos, desrespeita as leis, usurpa o direito do povo e dos servidores municipais, perseguindo muitos deles de forma arbitrária e covarde, ferindo os princípios de civilidade e a Lei,demitindo as pessoas sem a menor responsabilidade.


    Despertar é preciso. A tolerância da população já chegou ao limite no dia 05 de outubro,quando voces escolheram o novo gestor,mas não se calem, como se isto, seja uma resposta de uma má governança ,é o primeiro passo, acho que o povo tem que ocupar as ruas pedindo providencia, de forma pacífica, para dizer ao Prefeito e seus representantes que Inhambupe faz parte do Brasil e do Mundo Civilizado, não se admitindo que a coisa pública seja administrada como se fosse uma bodega de um particular, a serviço de um pequeno grupo de privilegiados. Sabemos que serviços básicos como Saúde, Educação, Lazer, educação, transporte escolar, entre outros, têm caráter universal, não se admitindo a maneira que está sendo entregue a prefeitura ao novo gestor.

    Alguns pontos que nos envergonham:

    ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Algumas pessoas carentes precisam de ajuda financeira para viajar para tratamento de saúde e não são atendidas, o que leva grande parte dessas pessoas a fazerem campanhas pedindo dinheiro, através de bingos, principalmente. Nos dias de hoje isso não é mais admissível. Também é comum as pessoas se deslocarem do interior e ao chegarem nesta Secretaria não serem atendidas, em razão da ausência dos responsáveis pelo atendimento solicitado. São filas enormes para que as pessoas recebam algumas informações.

    SAÚDE

    Depois que o atual prefeito perdeu a eleição, o hospital não há médico e no Centro de Saúde e emergência parou tudo, costuma faltar medicamentos durante muitos dias consecutivos, tornando todo esforço inútil e revoltante; após a consulta, o paciente tem que esperar o novo gestor para realizar exames laboratoriais, submetendo-se a profundo desconforto e sentimento de humilhação e pouco caso com a vida humana; falta de ambulâncias, ou outro tipo de transporte, para doentes de alguns distritos e povoados do interior do município; falta de formação para os profissionais. Como exemplo, citamos o caso de funcionários dos PSF´s todos foram suspensos por falta de pagamento para os transportes,falta de equipamento hospitalar essenciais como tenciômetros; desinteresse do Prefeito em legalizar os direitos concedidos por Lei Federal aos Agentes Comunitários de Saúde, vetando artigos de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal.

    EDUCAÇÃO
    Falta de respeito aos profissionais de Educação, não dando a atenção que todo servidor e cidadão merecem; falta de Valorização dos Professores, não cumprindo sequer o Plano de Carreira; espaços inadequados para o funcionamento de escolas; merenda escolar insuficiente e de má qualidade, fazendo mal a algumas crianças, priorizando os produtos pré-cozidos; contrariando a Lei Federal, os princípios modernos de Gestão Pública, o Prefeito impediu a atuação dos Conselhos de Educação, FUNDEF, Merenda Escolar e Comissão de Gestão do Plano de Carreira; atrasa o pagamento do transporte escolar, principalmente as despesas referentes aos gastos com Educação, mas o Prefeito Benoni não está sendo transparente na aplicação desses recursos destinados à Educação; não respeitou a Proposta Político Pedagógica do Município.

    INFRA-ESTRUTURA

    Os moradores do Bairro Novo Inhambupe esperam o calçamento de todas as ruas, e nada se ouve falar a este respeito; não realização de saneamento básico, seja na cidade como nas vilas e povoados; de forma irracional,má conservação das praças; manutenção/reposição de lâmpadas insuficiente da iluminação pública, o que leva os bairros da cidade a viverem em constante escuridão

    SEGURANÇA

    Segurança está ai os descasos, dois episódios absurdos, a cidade está entregue a desordem, cuidado senhor prefeito isto dar improbidade administrativa.

    RELAÇÃO COM O COMÉRCIO LOCAL

    É consenso que o comércio de todo o Município de Inhambupe está em decadência acelerada, tendo em vista que o Prefeito prefere realizar as compras da Prefeitura em outros municípios, além de costumar pagar os salários e os prestadores de serviço com atraso, desestruturando totalmente o comércio local.




    Obs.: Conhecendo o caráter do atual prefeito sei que ele não tem o perfil de mau administrador, mas para gestor é péssimo, acredito que para a política ele já era.

    Queria que entregasse a prefeitura com, chave de ouro, mas no caminho que vai precisa de uma Auditoria, muita coisa errada, quando não puder administrar não coloque a maquina publica na mão de terceiros.

    ResponderExcluir