
 O frio mês de junho foi caloroso com o SBT em termos de ibope: graças às  baixas temperaturas que mantêm mais gente dentro de casa, a emissora  teve pequeno, mas eficiente aumento de ibope. A audiência cresceu nas  manhãs e tardes, o que levou o SBT a fechar com 15% de audiência a mais  que junho do ano passado (5,3 x 4,6 pontos em 2010). Cada ponto vale por  58 mil casas sintonizadas na Grande São Paulo. 
   Record muda horário nobre e põe "Rebelde" contra "Jornal Nacional"
TV Globo perde 8% do ibope em todo o país; concorrentes crescem 2%
Globo registra o menor ibope para o mês de junho desde 1970 
   Foi o melhor junho da emissora desde 2008, quando a emissora obteve 5,8  pontos. Números exclusivos obtidos pela reportagem apontam que, enquanto  a Record parou de crescer em abril (6 pontos), o SBT passou desde então  de 4,9 para 5,3 pontos. Parece muito pouco, mas na disputa pelo  telespectador cada décimo é valioso. 
   Exemplo: se o SBT obtiver somente mais 0,2 décimos de ibope durante o  dia, seja em qual for a faixa horária, a emissora voltaria a empatar  tecnicamente com a Record, na casa dos 6 pontos. 
   O escândalo que abalou o Grupo Silvio Santos no final do ano passado,  aparentemente, não teve qualquer efeito na percepção do telespectador.  Na média semestral, 2011 está sendo para o SBT melhor (4%) que o ano  passado em termos de audiência. Na comparação com o semestre anterior o  incremento é ainda maior, de 6%. 
   Na comparação de modelos econômicos de gestão, o SBT é muito mais barato  que a Record, administrada pela Igreja Universal. A igreja repassou  à Record no ano passado R$ 480 milhões, pela compra das madrugadas. O  SBT não vende seus horários (até hoje). A Record por sua vez investiu  supostamente centenas de milhões de reais em internet nos últimos dois  anos, enquanto o SBT ainda gasta bem mais modestamente na rede.

 PATRÃO E LÍDER 
   Depois de cinco meses, o SBT voltou a derrotar a Record nas tardes, na  Grande SP: 6,2 x 6,1. Aliás, derrotou a Record e tomou a vice-liderança  por 8 dias de junho, e em 1 dia teve o 2º lugar isolado. O matinal "Bom  Dia & Cia" voltou a incomodar tanto Record a quem derrotou por 11  dias e dividiu o segundo lugar por mais três dias; e a Globo, com quem  dividiu o primeiro lugar uma vez em junho. 
   A atração mais assistida do SBT continua sendo o "Programa Silvio  Santos", que obteve em junho a maior média do ano, 12 pontos, seguido do  game-merchan "Roda Roda Jequiti" (10,1), "A Praça é Nossa" (9,4) e  "Eliana" (9,0). 
   Eliana é até aqui a única contratação feita por Silvio nos últimos dois  anos que vingou. O grande destaque do mês foi a menina Maísa e seu  "Sábado Animado", que terminaram junho empatados tecnicamente com a  Globo (6,7 x 6,8). 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/940327-sbt-cresce-no-ibope-e-volta-a-assombrar-vice-lideranca-da-record.shtml