O popular “morango do amor”, bombom de morango envolto em uma crosta de caramelo que se tornou tendência nas redes sociais, tem chamado atenção não só pelo sabor e apelo visual, mas também pelos riscos à saúde bucal. Em nota divulgada na última semana, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) alertou para os perigos do consumo da sobremesa, especialmente para pessoas com aparelhos ortodônticos, próteses ou facetas dentárias.
Segundo o órgão, o consumo de alimentos muito duros e pegajosos pode provocar fraturas nos dentes e danificar dispositivos odontológicos. O alerta surge após vídeos viralizarem nas redes mostrando pessoas que sofreram acidentes ao consumir o doce — de dentes quebrados a contenções arrancadas.
“Além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais. Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo”, destacou o CFO.
De acordo com o conselho, é possível minimizar os riscos ao consumir o doce com cautela. Uma das orientações é partir a casquinha de caramelo com uma faca, em vez de morder diretamente. “O ideal é colocar pequenos pedaços na boca e usar os molares para mastigar, já que são dentes mais resistentes”, explicou o órgão.
Outro ponto de atenção é o alto teor de açúcar da receita, que pode favorecer o desenvolvimento de cáries. O CFO orienta que a escovação seja feita logo após o consumo, com atenção especial à limpeza interdental para remover resíduos de caramelo, que tendem a se fixar nos dentes.
Pessoas que utilizam facetas, próteses fixas ou removíveis, além de aparelhos ortodônticos, devem evitar o consumo do “morango do amor”. “Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral”, reforçou o conselho.
A recomendação para esses casos é buscar versões alternativas da sobremesa que não utilizem caramelo endurecido, reduzindo os riscos à integridade dos dentes e aparelhos.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/32616-morango-do-amor-viraliza-nas-redes-mas-pode-oferecer-riscos-a-saude-bucal-alerta-conselho-de-odontologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário