quinta-feira, 1 de maio de 2025

Dia do Trabalho: qual a história e onde é feriado em 1° de Maio

Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, é muito mais do que um simples feriado no Brasil. Trata-se de uma data celebrada em mais de 150 países, dedicada à luta e às conquistas dos trabalhadores ao longo da história. É a única data não religiosa com abrangência global.

A origem do Dia do Trabalho remonta ao século XIX, nos Estados Unidos, quando, em 1º de maio de 1886, cerca de 300 mil trabalhadores foram às ruas de cidades como Chicago, Nova York, Detroit e Milwaukee exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, sem redução de salário. O movimento, marcado pelo slogan “Diária de oito horas sem redução no pagamento”, resultou em confrontos violentos, especialmente em Chicago, no episódio conhecido como Massacre de Haymarket, que deixou mortos e feridos e se tornou símbolo da luta operária mundial.

Poucos anos depois, em 1889, a data foi oficializada por um grupo internacional de trabalhadores, tornando-se um marco global para reivindicações e celebrações trabalhistas. Curiosamente, nos Estados Unidos, o feriado do trabalho é celebrado em setembro, para evitar associações com os movimentos operários mais radicais do final do século XIX. Na Austrália, por exemplo, o dia de celebração varia de acordo com a região. Em Portugal, o 1º de maio voltou a ser feriado depois da queda da ditadura portuguesa, tendo a União Geral dos Trabalhadores (UGT) o papel de articuladora das manifestações dos trabalhadores portugueses.

No Brasil, as primeiras menções ao 1º de maio surgiram ainda na década de 1890, em meio ao avanço da industrialização e à organização dos primeiros movimentos de trabalhadores, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A data foi oficializada como feriado nacional em 1925, durante o governo de Arthur Bernardes, e ganhou ainda mais relevância na Era Vargas, quando, em 1943, foi utilizada para marcar a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um dos principais marcos dos direitos trabalhistas no país.

Desde então, o Dia do Trabalho é celebrado com manifestações, eventos culturais, shows e homenagens aos trabalhadores, além de ser um momento de reflexão sobre as conquistas e os desafios ainda enfrentados pela classe trabalhadora brasileira.

No Brasil, o 1º de maio é feriado nacional garantido por lei, mesmo quando cai em um domingo. Para quem trabalha nesse dia, a legislação prevê compensação com folga ou pagamento em dobro, exceto em casos de jornadas especiais, como a escala 12x36. Profissionais de áreas essenciais, como saúde e segurança, podem trabalhar normalmente, mas também têm direito a compensações previstas em lei.

Hoje, o 1º de maio segue como um dos principais feriados do calendário brasileiro e mundial, lembrando que cada conquista foi fruto de muita luta, resistência e solidariedade entre os trabalhadores.

Fonte: https://www.bnews.com.br/noticias/geral/dia-do-trabalho-qual-a-historia-e-onde-e-feriado-em-1-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário