terça-feira, 7 de março de 2023

Fotos da Posse do Padre Fernando em Vila do Conde - Conde Bahia e um pouco da história do Santuário



































O Padre Fernando tomou posse na noite dessa segunda-feira, dia 06 de março de 2023, como Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Monte - Vila do Conde - Conde - Bahia.

Na Celebração teve a presença do Bispo Reverendíssimo Senhor Dom Francisco de Oliveira Vidal e dos Padre Renato Peixinho de Inhambupe, Padre Cosme da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres de Entre Rios e do Padre Danilo da Catedral Santo Antônio de Alagoinhas.

Lembramos que o Padre Fernando esteve na Paróquia do Divino Espírito Santo de Inhambupe por 3 anos como vigário paroquial.

Histórico da Vila do Monte

Os jesuítas que chegaram à Bahia com o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, encontraram na foz do rio Itapicuru, ao norte de Salvador, os nativos Tupinambás, habitantes do local. Em 1621, Garcia D’Ávila, o Senhor da Casa da Torre, concedeu em testamento a sesmaria aos jesuítas, que construíram no local a Capela de Nossa Senhora do Monte. O local passou a chamar-se Itapicuru de Baixo.

No século seguinte, a sesmaria dos jesuítas ganhou status de Freguesia, recebendo o nome de Nossa Senhora do Monte do Itapicuru da Praia. Finalmente, em 1806, por ordem do Conde dos Arcos, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila. Por esta razão, o município chama-se Conde; a sede municipal – Vila do Conde; e a localidade turística, Sítio do Conde.

Do alto da Vila do Conde, bairro mais antigo da região, observa-se uma vista panorâmica . E no ponto mais alto encontra-se o Alto do Cruzeiro, dizem os moradores mais antigos, que a Igreja Nossa Senhora do Monte recebeu uma imagem de Nossa Senhora, que foi posta no altar da Igreja. No dia seguinte verificou-se que a imagem não estava mais lá e diante de tanta procura foi localizada em um monte em cima da copa de uma árvore, próximo à igreja. Levou-se a Santa de volta para a igreja e novamente ela apareceu no mesmo lugar. Diante dos acontecimentos, fez-se uma Capela para a Santa, lá no intitulado Alto do Cruzeiro. O Alto do Cruzeiro recebe visitas diariamente de moradores da localidade e principalmente na alta temporada. Contam que próximo à raiz da àrvore, há um bojo que contém uma água milagrosa, e que permanece cheia durante todo o ano, ela nunca seca, as pessoas com enfermidades recorrem a ela para obter cura. Diversos são os pedidos que são feitos e atendidos pela Santa, em agradecimento os fiéis levam próteses, acendem velas e fazem muitas orações.

Fonte do histórico: https://condebahia.wordpress.com/tag/igreja-nossa-senhora-do-monte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário