sábado, 19 de novembro de 2022

CURIOSO LIVRO DE RECEITAS ENSINA A APROVEITAR ALIMENTOS ESTRAGADOS

Imagem: Saúde um como 

Um curioso lançamento literário, publicado com a proposta de sugerir alternativas gastronômicas para o futuro, mostra como é possível sobreviver se alimentando de comidas estragadas e em estado de lixo. Compilada por Zane Cerpina e Stahl Stenslie, a obra consiste em um livro de receitas que detalha o uso de uma substância baseada em sabor, oferecendo conteúdos culinários por meio de perspectivas artísticas, culturais e científicas. 

A obra reúne mais de 60 projetos experimentais e tem a proposta de desafiar a percepção humana sobre a real definição de "ingrediente comestível". Além do conceito prático, ela busca idealizar uma certa espécie de apelo à inovação e à adaptação na indústria de alimentos, eliminando tabus ditos controversos para melhorar não apenas a resiliência do sistema como um todo, mas também as condições das cadeias de suprimentos.

(Fonte: Atlas Obscura / Reprodução)(Fonte: Atlas Obscura / Reprodução)

O livro The Anthropocene Cookbook: Recipes and Opportunities for Future Catastrophes contém imagens artisticamente produzidas para impactar e estimular a criatividade humana — desde pães cultivados com fermento vaginal até um menu imaginado de espécies extintas e sugestivamente ressuscitadas dos mortos. “Não podemos esperar que nosso futuro se materialize com base em instruções passo a passo… [Este] é um livro de receitas de ideias”, comentam os autores.

(Fonte: Atlas Obscura / Reprodução)(Fonte: Atlas Obscura / Reprodução)

Para dar vida ao projeto, os criadores se inspiraram em uma iniciativa pouco usual do artista Paul Gong, que criou a campanha Human Hyena (Hiena Humana, em tradução livre) e estimulou a digestão do lixo. Segundo ele, o utensílio “Taste Transformer”, baseado na bactéria Synsepalum dulcificum — baga milagrosa que faz com que os alimentos azedos tenham um sabor doce —, poderia alterar as sensações do paladar ao se alimentar de algo "inapropriado".

Retorno ao antropoceno

The Anthropocene Cookbook: Recipes and Opportunities for Future Catastrophes faz referência ao período antropoceno e busca mostrar como os humanos podem continuar a remodelar a Terra de acordo com seus hábitos sustentáveis e alimentares. Para enfrentar os desafios dessa época, Cerpina e Stenslie acreditam ser preciso “imaginar o inconcebível, o improvável e até o indesejado”.

(Fonte: Atlas Obscura / Reprodução)(Fonte: Atlas Obscura / Reprodução)

Vários dos trabalhos apresentados pelo livro já estão realizados, inclusive bifes de um centímetro cultivados a partir de culturas de tecidos para consumo humano. Uísque de urina, insetos "gourmet", molho de churrasco composto por ingredientes modificados através da radiação... São apenas algumas das receitas encontradas no livro. Você enfrentaria pelo bem do planeta?

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/123486-curioso-livro-de-receitas-ensina-a-aproveitar-alimentos-estragados.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário