terça-feira, 27 de setembro de 2022

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA A DIOCESE DE ALAGOINHAS (BA) VACANTE DESDE JANEIRO DE 2021

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 27 de setembro, o padre Francisco de Oliveira Vidal como bispo para a diocese de Alagoinhas, na Bahia. A Igreja Particular estava vacante desde 13 de janeiro de 2021, quando  dom Paulo Romeu Dantas Bastos foi transferido para a diocese de Jequié (BA).

Trajetória eclesial

Padre Francisco de Oliveira Vidal nasceu em 28 de abril de 1964, em Rio Pomba (MG). Ingressou no Seminário Nossa Senhora do Rosário, na diocese de Caratinga, em 1980, onde cursou o seminário menor. Realizou seus estudos filosóficos no seminário maior Nordeste Minas, na diocese de Teófilo Otoni (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Foi ordenado presbítero em 1º de maio de 1988, em Governador Valadares (MG). Depois, fez mestrado em Teologia Moral na academia Alfonsiana – Pontífica Universidade Lateranense de Roma, recebendo o título de mestre em Teologia Moral, em 2002.

Durante seu ministério sacerdotal na Igreja Particular de Governador Valadares (MG), foi pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, de 1989 a 2000; e da catedral Santo Antônio, de 2004 a 2020. Assessorou a Pastoral Familiar Diocesana, de 1997 a 2000; foi formador do ano propedêutico do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em 2003; e auxiliou no processo de criação e coordenação da Escola Diaconal. Foi coordenador diocesano de pastoral por três mandatos, de 2011 a 2019. Além disso, é membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Atualmente, é reitor do seminário diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, sendo formador na etapa da Configuração; Diretor do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, onde também leciona as disciplinas de Teologia Moral; Também é docente da mesma disciplina na escola diaconal Dom Werner Franz Siebenbrock.

Saudação da CNBB

Estimado Monsenhor, Francisco de Oliveira Vidal

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como o novo bispo da Diocese de Alagoinhas, na Bahia. Somamos nosso júbilo ao do povo de Deus da Igreja Particular que agora o acolherá como Pastor.

O acolhemos com as palavras que o Papa Francisco proferiu durante o encontro com os bispos malgaxes na catedral de Andohalo, em Antananarivo, em setembro de 2019: “Como o Semeador, nós, bispos, somos chamados a lançar as sementes da fé e da esperança na terra. Para isso, devemos desenvolver este ‘olfato’ que nos permite conhecer melhor e também descobrir o que compromete, dificulta ou arruína a sementeira”.

Desejamos que o amor materno de Maria o acompanhe nesta nova etapa de seu ministério, agora configurando-se como pastor a serviço da dignidade dos fiéis e da Igreja, rumo ao Reino de Deus, a Pátria definitiva.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
1º Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
2º Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral

Fonte: https://www.cnbb.org.br/papa-francisco-nomeia-bispo-para-a-diocese-de-alagoinhas-ba-vacante-desde-janeiro-de-2021/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário