segunda-feira, 6 de junho de 2022

Juceb bate recorde histórico na abertura de empresas em 2022 na Bahia

A Bahia é o unico estado do Brasil, até o mês abril, com tempo médio de abertura de empresas de 2 dias e 15 horas, o menor tempo já registrado pelo estado desde o início da apuração. "Com o objetivo de tornar o ambiente de negócios do país mais atrativo, a Receita Federal do Brasil divulga mensalmente estatísticas com o tempo médio de abertura de empresas em todos os Estados", apontou a Junta comercial da Bahia. 

 

O órgão indicou que a marca só foi possível em razão dos esforços da Juceb para desburocratizar e agilizar a legalização de negócios através da Redesim, projeto que busca integrar em uma plataforma digital única todos os sistemas utilizados pelos diversos órgãos responsáveis pela emissão de inscrições, alvarás e licenças necessários para o funcionamento regular das empresas. 

 

Com as ações adotadas pela nova gestão da Junta Comercial, como o estreitamento da relação com municípios estratégicos, que possuem alta representatividade na economia do Estado, e atualização de procedimentos internos do órgão também contribuíram para que esse resultado fosse atingido. 

 

"Vale destacar que as estatísticas divulgadas pela Receita Federal medem apenas o tempo das etapas de formalização dos negócios até a emissão do CNPJ, sem considerar que, para a empresa funcionar, são necessários outros documentos, tais como inscrição municipal, inscrição estadual e alvará de funcionamento. Apenas no exercício de 2021, mais de 37.827 empresas foram registradas na Bahia, todas elas através dos sistemas da Juceb. Em 2022, este número já atinge, aproximadamente 16.175 empresas abertas, um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado", indicou. 

 

Buscando facilitar ainda mais a vida dos empresários, outras inovações têm sido disponibilizadas para aqueles que decidem empreender em nosso Estado, a exemplo do Balcão Único, sistema criado para permitir a formalização de negócios em menos de 2 horas, através do preenchimento de um formulário eletrônico, que reduz o número de procedimentos percorridos pelo empresário. A Bahia foi o primeiro Estado a disponibilizar o Balcão Único para todos os seus 417 municípios. 

 

Outras ferramentas tecnológicas já estão disponíveis para os cidadãos baianos, como o Processo Automático de Constituição de Empresas, que dispensa qualquer análise humana no registro do contrato social, e um aplicativo para smartphones de consulta e acompanhamento de processos. 

 

Para o futuro, outros projetos estão em andamento que visam desburocratizar ainda mais a legalização de empresas sediadas em território baiano.    

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/269274-juceb-bate-recorde-historico-na-abertura-de-empresas-em-2022-na-bahia.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário