domingo, 27 de março de 2022

INSS tem fila comparável à população de Salvador por gargalo em perícias

O INSS tem atualmente cerca de 2,85 milhões de requerimentos em análise, o maior número de pessoas da história à espera de uma resposta. De acordo com dados obtidos pelo jornal Globo, o contingente comparável à população de Salvador, quarta cidade mais populosa do país.

 

De acordo com a publicação, deste total, 964,5 mil são pedidos de benefícios por incapacidade, que dependem de perícia médica. O volume represado é ainda maior porque dados do Conselho de Recursos da Previdência Social, de revisão e manutenção de benefícios e de certificado de tempo de serviço não estão computados nesses números outras filas.

 

As informações foram apuradas pelo jornal a partir de relatórios de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

 

Técnicos ligados ao INSS citaram um acordo firmado pelas autoridades do Executivo com o Supremo Tribunal Federal (STF), para reduzir o tempo de espera do segurado sob pena de pagamento de multa. O prazo máximo é de 90 dias e mínimo de 30 dias.

 

Por outro lado, a fila de benefícios que depende exclusivamente do INSS tem diminuído. Entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019, houve uma redução de 249 mil processos; entre dezembro de 2021 e 2020, saíram da fila outros 215 mil, de acordo com o Globo.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/267260-inss-tem-fila-comparavel-a-populacao-de-salvador-por-gargalo-em-pericias.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário