quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Ministério da Justiça lança primeiro informe do subsistema de alerta sobre drogas

O Subsistema Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) lançou nesta semana seu primeiro informe, que traz dados e análises de novas substâncias psicoativas identificadas no país. A iniciativa tem como base dados da Polícia Federal (PF) e do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

 

De acordo com informações da PF, somente em 2020, foram produzidos 594 laudos sobre drogas sintéticas, que identificaram 677 substâncias, sendo 10 catalogadas pela primeira vez no país.

 

Segundo o Ministério da Justiça, um dos dados que chama a atenção é o aumento da tentativa de entrada de canabinóides sintéticos, conhecida como K4, em presídios de todo o país.

 

"Sabemos que as novas substâncias psicoativas apresentam efeitos similares a outras drogas já conhecidas. Mas a maior ameaça em termos de políticas públicas é o fato dessas drogas serem capazes de burlar o sistema de controle, uma vez que não estão na relação de drogas proibidas. Daí a importância desse trabalho de classificação e desse alerta rápido para que essas substâncias sejam incluídas como proibidas", destacou Luiz Beggiora, secretário Nacional de Polícia Sobre Drogas e Gestão de Ativos, durante lançamento do documento.  

 

Ainda de acordo com a pasta, o documento faz parte das estratégias do SAR, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente ao Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), para enviar aos órgãos do Subsistema informações atualizadas voltadas para policiais, profissionais da saúde, peritos criminais e gestores sobre identificação, aparência, composição química, procedimentos periciais, sintomas e impactos na saúde sobre possíveis novas substâncias psicoativas.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/65366-ministerio-da-justica-lanca-primeiro-informe-do-subsistema-de-alerta-sobre-drogas.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário