sábado, 5 de fevereiro de 2022

Gato ameaçado de extinção é solto em reserva da Bahia; veja vídeo

Outros 18 animais também foram soltos no local, entre eles 16 serpentes

Um gato mourisco, espécie ameaçada de extinção, foi solto em uma reserva ambiental da Bracell Bahia, na cidade de Entre Rios, no litoral norte do estado. O animal foi reintegrado nesta sexta-feira (4), por profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e da Bracell. 

Outros 18 animais também foram soltos no local, entre eles 16 serpentes. De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente, a reintegração dos animais ocorreu de uma forma tranquila, uma vez que o habitat apresenta as condições adequadas para os animais. 

O biólogo, que foi um dos profissionais envolvidos na soltura dos animais, também salienta que o projeto faz parte de uma das novas áreas de soltura de animais silvestres (Asas), autorizadas pelo Governo da Bahia, no ano passado, junto com o Projeto Sergipe, em Jandaíra.

Ambas estão em espaços pertencentes à Bracell, companhia do grupo RGE,  que possui, ao todo, três Asas. A primeira a ser certificada, em 2020, foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, também em Entre Rios. 

VEJA MAISAmeaçado de extinção 


O gato mourisco, também conhecido como jaguarundi, foi um dos reintegrados ao ambiente nesta sexta. 

"Este felino tem o tamanho um pouco maior que um gato doméstico e uma coloração que varia do marrom escuro ao avermelhado. A sua distribuição acontece dos Estados Unidos até a América do Sul", explica Macedo. 

O especialista conta que essa espécie possui hábitos diurnos e, geralmente, solitária. Ele se alimenta, principalmente, de roedores marsupiais e aves. 

O biólogo informou também que a Bracell entregou hoje um filhote de gato mourisco à equipe de resgate do Cetas para que ele possa ser avaliado. 

O animal foi entregue voluntariamente por um morador da comunidade de Lagoa Redonda, próximo à cidade de Inhambupe, a um dos brigadistas da empresa, que garantiu todos os cuidados necessários até o resgate.

Veja vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário