segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Por que o cuco foi escolhido como o passarinho do relógio?

 O cuco é uma ave europeia, que vive em várias regiões do mundo. Mede 30 centímetros, tem o peito acinzentado e a parte inferior do corpo coberto com listas brancas e pretas. Ele canta bastante no início da Primavera, e o seu nome vem do som de seu canto.

Segundo uma lenda da região da Floresta Negra, na Alemanha, havia um pássaro muito alegre nas matas, que cantava muito forte e era amigo de todos os outros animais. Protegia filhotes mesmo não sendo dele. Quando pressentia um perigo, o pássaro logo cantava bem alto: cuco-cuco. Todos ficavam em alerta. A bruxa, que também morava na mata, não gostava nada disso. Com seu aviso, os bichos que caçava para suas bruxarias escapavam! O que fez a malvada? Montou uma arapuca e caçou o pobre cuco! Enfiou-o dentro de uma casinha que tinha pendurada na parede de sua casa.

Todos os animais procuraram por dias e não acharam mais o pássaro. Percebendo que não conseguiria mais sair de lá, o cuco teve uma ideia.

Mesmo preso, ele descobriu como ajudar a todos. Quando a bruxa saía de casa, ele abria a portinha da casa e cantava muito alto: cuco-cuco-cuco. Era um jeito de avisar que a bruxa saiu tinha saído para caçar. Foi assim que surgiram os vários modelos de relógios.



Fonte: https://www.guiadoscuriosos.com.br/animais/por-que-o-cuco-foi-escolhido-como-o-passarinho-do-relogio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário