sábado, 3 de julho de 2021

Ministério da Saúde diz que não distribui doses vencidas de vacina contra Covid-19

Estados e municípios se posicionaram nesta sexta-feira (2) após publicação de matéria pelo jornal Folha de S. Paulo, que diz que pelo menos 26 mil doses de vacina vencida foram aplicadas em todo Brasil. No final do dia, o Ministério da Saúde também se manifestou e negou o caso.

 

A pasta afirmou que não distribui doses de vacina Covid-19 vencidas e que "prazos de validade dos imunizantes são rigorosamente checados e os dados sobre aplicação de doses são inseridos pelos municípios no DataSUS".

 

"Cabe aos gestores locais do SUS: armazenamento correto das doses, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do ministério. Doses entregues aos estados devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais", continua o comunicao do MS.

 

Ainda de acordo com o Ministério, os municípios devem notificar se possuírem doses a vencer. "Até o momento, não há registro de municípios informando à pasta sobre o vencimento de lotes com vacinas Covid-19 nesta situação", completa o texto.

 

A pasta recomenda, ainda, que estados e municípios busquem e monitorem casos de aplicação de vacina vencida e destaca que as doses aplicadas não devem ser consideradas válidas. A recomendação é que a vacina seja reaplicada com um intervalo de 28 dias.

 

NA BAHIA
Ontem, a secretaria da Saúde da Bahia negou a aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida.

 

"A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado", diz a nota.

 

A Secretaria da Saúde de Salvador também disse que a capital baiana não registra ocorrência de aplicação de doses vencidas.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/27059-ministerio-da-saude-diz-que-nao-distribui-doses-vencidas-de-vacina-contra-covid-19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário