domingo, 30 de maio de 2021

COMO ENFRENTAR O DIAGNÓSTICO POSITIVO DO CORONAVÍRUS

Dicas para lidar com as emoções de forma mais equilibrada.


COMO ENFRENTAR O DIAGNÓSTICO POSITIVO DO CORONAVÍRUS?

Mesmo com o isolamento social e todos os cuidados tomados,  você  - ou um familiar - recebeu o diagnóstico positivo do coronavírus. Neste momento o melhor é ter as principais informações e saber quais cuidados são necessários.








DESABAFE SOBRE SUAS EMOÇÕES

Esta é uma ótima forma de diminuir a ansiedade e não cultivar pensamentos negativos. Nos momentos de dificuldade, as pessoas que amamos são fundamentais em nossas vidas, por isso, converse com amigos e familiares para pôr para fora as aflições e buscar apoio emocional.
Todos sentimos medos em diversos momentos da nossa vida, isso é humano e neste momento é completamente natural todos estarmos com algum nível de amedrontamento. 

CONFIE NA MEDICINA

Para enfrentar o diagnóstico positivo do coronavírus, assim como qualquer outra doença, é preciso acreditar que a medicina está trabalhando para a nossa recuperação. A confiança não pode ser quebrada neste momento.

Por mais que os questionamentos, tanto sobre a doença quanto o tratamento, sejam inúmeros, devemos confiar que o que os médicos dizem é o caminho que nos levará à cura e ter a certeza de que os profissionais de saúde estão batalhando intensamente para que a doença não tire a vida de mais pessoas.

Desta forma, devemos seguir as recomendações e cuidar para que outras pessoas não se contaminem. Acessando o site do Ministério da Saúde é possível acompanhar informações oficiais sobre a covid-19, bem como todas as recomendações e cuidados.

PENSE EM TUDO O QUE JÁ SUPEROU

Quando não souber como enfrentar o diagnóstico positivo do coronavírus, relembre todas as dificuldades pelas quais passou e acabou superando.

Lembre-se também de que a maioria dos casos da doença são leves e, assim como boa parte das pessoas, você vai superar isso também, e quando tudo acabar, perceberá o quanto a dificuldade nos ajuda a amadurecer e evoluir como ser humano. 

Mark Twain disse: “Eu sofri por muitas catástrofes em minha vida, a maioria nunca aconteceu”. Ele quis dizer que sofremos ansiosamente (antecipadamente) por catástrofes que imaginamos que irão acontecer, mas que nunca ou ao menos a maioria não acontece. Então mantenha a calma, foque no aqui e agora e viva, um dia de cada vez, a realidade dos fatos e não perca o otimismo, pois uma mente positiva faz um corpo são.

REDE DE APOIO PARA ENFRENTAR O DIAGNÓSTICO POSITIVO DA CORONAVÍRUS

É imprescindível ter familiares e amigos por perto - ainda que não seja fisicamente - para poder contar num momento difícil.

O contato com pessoas que amamos nos faz sentir acolhidos e seguros. Desta forma, se não é possível estar junto fisicamente, conte com outras maneiras de se conectar com essas pessoas.

Atualmente, a tecnologia é capaz de manter as pessoas unidas, à distância, por meio de videochamadas, envio de áudios, além da ligação telefônica. O contato ajuda a passar o tempo e a trazer mais confiança e pensamentos positivos.

DÊ ATENÇÃO À SUA SAÚDE MENTAL

É importante estar atento à saúde mental para lidar com a realidade da quarentena e, principalmente, para poder enfrentar o diagnóstico positivo da covid-19, pois a mente saudável é uma das maiores responsáveis pelo bem-estar durante esse período.

Se no decorrer da situação, perceber que sua saúde mental está abalada e que você não está conseguindo lidar sozinho com todos esses sentimentos, procure imediatamente ajuda profissional, mais precisamente, de um psicólogo.

E lembre-se: perceber que não está bem e assumir sua vulnerabilidade não é sinal de fragilidade, e sim de força.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA PSICOLOGIA

Diante do isolamento social imposto pelo coronavírus, não é possível ir até o consultório de um psicólogo, entretanto, existem profissionais disponibilizando sessões online, também chamada de terapia à distância,  por meio de plataformas  e aplicativos.

OUTROS CUIDADOS PARA NÃO TRANSMITIR O CORONAVÍRUS

Lembre-se também de seguir evitando o contato com outras pessoas.

Escolha um cômodo na casa para passar a maior parte do tempo e não compartilhe utensílios como talheres, toalhas, entre outros.

Utilize máscara para se comunicar e desinfete superfícies que todos costumam colocar a mão.

Só tome os remédios que forem prescritos pelo médico, para não correr o risco de agravar o seu caso.

Cuide muito bem do seu sistema imunológico por meio da alimentação saudável e balanceada e apostando na diversidade de vitaminas e nutrientes.

Mantenha-se hidratado para combater o vírus, repor a perda de água causada pela febre e para umedecer os pulmões, para que suas células de defesa estejam prontas para o combate. Além disso, a água ameniza dores de cabeça e elimina toxinas.

Fonte: https://www.marceloparazzi.com.br/blog/como-enfrentar-o-diagnostico-positivo-do-coronavirus

Nenhum comentário:

Postar um comentário