quarta-feira, 21 de abril de 2021

Lista mostra 7 curiosidades sobre Tiradentes



 Dia 21 de abril é celebrado o dia de Tiradentes.

Listamos aqui 7 curiosidades sobre essa figura que representa uma parte da Inconfidência mineira.

1. O apelido

Tiradentes, como ficou conhecido, atuou como dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. Entretanto, o apelido veio da profissão de dentista – a qual exercera com muita responsabilidade. No dia 4 de julho de 1792, os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela bolsa completa.


2. Mineiro no Rio

Apesar de ser mineiro, foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a melhorias urbanas na cidade, idealizando o abastecimento regular para a população, a construção de moinhos e serviços de barcas de transporte de passageiros.


3. Sem barba e sem cabelo

Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.


4. A execução

Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.


 5. Novo Herói

Não foi a morte que o transformou em um herói.

Tiradentes só foi reconhecido como tal 98 anos após sua morte. Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e antimonarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890.


6. Há controvérsias…

Tão controversa quanto o ideal republicano é a transformação de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em mártir da Inconfidência Mineira. A versão de que Tiradentes teria sido o principal líder da Inconfidência Mineira explicaria a decisão da rainha de Portugal, d. Maria 1ª, de manter a pena de morte para Joaquim José da Silva Xavier ao invés de alterá-la, como fez em relação aos demais, para o banimento nas colônias portuguesas na África. No entanto, há fortes indícios de que Tiradentes não ocupava senão um lugar marginal, secundário, nas articulações do movimento.

O inventário de seu patrimônio também revela que Tiradentes possuía vestuário e mobílias semelhantes aos utilizados pela aristocracia da época. Sabendo-se que isso era fator importante de distinção social, trata-se de mais um indício que aponta para o fato de que a Inconfidência Mineira, apesar de seu caráter anticolonial, visava construir um Estado independente, que garantisse o controle do espaço político e social aos grupos sociais representados em sua liderança.


7. Últimas palavras

“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte, porém, alguns relatos não oficiais, dizem que, após subir os 21 degraus para chegar à forca, ele teria dito ao carrasco “seja rápido.”

Para saber mais, confira as fontes utilizadas para realização desta lista:


https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/inconfidencia-mineira-movimento-foi-resposta-ao-excesso-de-impostos.htm

https://www.guiadasemana.com.br/arte/noticia/8-curiosidades-sobre-tiradentes

Imagem: site Terra://www.escolanatureza.com.br/novo/lista-mostra-7-curiosidades-sobre-tiradentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário