sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia de São José: o que você precisa saber sobre o santo


Pai adotivo de Jesus

São José era noivo de Maria quando soube que sua amada esperava um filho que não era dele. O então carpinteiro chegou a pensar em abandoná-la – o que faria com que ela fosse apedrejada. Porém, em sonho, um anjo explicou que a gravidez era proveniente de uma ação do Espírito Santo. José, então, casou-se com Maria e fugiu com ela para o Egito para preservar Jesus, que era perseguido por Herodes.

Descendente de Davi

José faz parte da árvore genealógica do rei Davi. Assim, há uma ligação de Jesus com seu antepassado.

Ofício

José era carpinteiro de ofício, ensinando seu talento a Jesus.

Idade

Não há precisão da idade de José nas escrituras. Porém, por muito tempo, ele foi retratado como um homem de idade já avançada, uma vez que um dos textos de Tiago menciona que ele já havia se casado anteriormente e tido outros filhos, sendo viúvo. Há, porém, contestação dessa ideia por parte de estudiosos.

Vida ao lado de Jesus

José é pouco mencionado na Bíblia. A última das passagens ocorre quando Jesus, então com 12 anos, se perde dos pais ao ficar conversando com senhores durante uma peregrinação. Porém, indícios apontam que ele morreu antes que seu filho iniciasse sua vida pública.

Morte

Entretanto, é sabido que o carpinteiro soube que a hora de sua morte estava próxima por meio de um anjo. Assim, pediu que Deus lhe concedesse uma boa passagem, descansando sob os olhares de Maria e Jesus. Em virtude disso, tornou-se o padroeiro da boa morte.

Festividades

Além deste 19 de março, São José possui outras duas celebrações dentro do catolicismo: No dia 1º de maio, ele é lembrado na festa de São José Operário, por ser um representante dos trabalhadores. Já no dia 30 de dezembro, ele ganha destaque na festa da Sagrada Família.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/dia-de-sao-jose-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-santo-1.2151614

Nenhum comentário:

Postar um comentário