domingo, 7 de fevereiro de 2021

Governo de SP vai vacinar cidade inteira para checar eficiência da Coronavac

Até agora mantido a sete chaves, o projeto S, de secreto, vai começar a ser colocado em prática pelo Instituto Butantan e pelo governo do estado de São Paulo.

A partir do dia 17 de fevereiro, o governo estadual vai iniciar a vacinação em massa da população da cidade de Serrana, município que faz parte da região metropolitana de Ribeirão Preto. 

Serão imunizadas cerca de 30 mil pessoas, o que representa toda a população adulta do município. No total, Serrana tem pouco mais de 43 mil habitantes.

O lançamento será feito pelo governador João Doria (PSDB) na semana que vem, mas a CNN teve acesso a uma “live” feita pelo Instituto Butantan no município no último sábado (6).

“Esse é um estudo de eficiência e não de eficácia”, explicou à CNN Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, depois de ser questionado sobre o assunto pela reportagem.

O Instituto Butantan financia inteiramente o estudo, que vai ser realizado com doses que sobraram das testagens anteriores. Apenas moradores de Serrana estão autorizados a se vacinarem.

Os estudos feitos até agora verificavam a capacidade da vacina de proteger as pessoas que receberam o imunizante em relação a quem não recebeu. 

Agora vai ser verificado o efeito da vacina sobre o avanço da epidemia como novos casos, mortes, ocupação de leitos de UTI etc. Em estudos normais, esses resultados só seriam alcançados quando um país termina a vacinação em massa de sua população.

Serrana foi escolhida porque a cidade é pequena, mas tem uma boa movimentação de pessoas, o que facilita a circulação do vírus. Além disso, a cidade chegou a atingir 5% das pessoas infectadas – o que é um dos índices mais altos de prevalência da doença no estado. 

Durante a “live”, Covas admitiu que tem uma relação pessoal com a cidade, já que sua esposa é natural de Serrana, embora ressalte que isso não tenha sido um motivo para a escolha da cidade. 

Serrana será dividida em quatro áreas, cuja população será vacinada em datas diferentes para comparar os efeitos da Coronavac nas regiões. A aplicação da primeira dose vai começar no dia 17 de fevereiro e prosseguirá até 10 de março. Em seguida, será feita a segunda dose.


 Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/07/governo-de-sp-vai-vacinar-uma-cidade-inteira-para-checar-eficiencia-da-coronavac

Nenhum comentário:

Postar um comentário