quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Sem registro de casos e já com vacina, Palau pode ser o primeiro país livre da Covid-19

Localizado na Oceania, o Palau tem a oportunidade de se tornar o primeiro país totalmente livre do coronavírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde o início da pandemia, o arquipélago no Pacífico não registrou nenhum caso de Covid-19. Somado a isso, a população de 18 mil habitantes já começou a ser vacinada contra a doença no domingo (3).

 

Em tempos de pandemia, a receita para o sucesso foi o isolamento. Ainda em janeiro, quando o vírus começou a se espalhar pela Ásia, a chegada ao país começou a ser restringida. Já em março as fronteiras foram totalmente fechadas. A partir daí, a testagem da população foi adotada para rastrear possíveis casos. De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira, desde abril de 2020 foram realizados 3.325 testes, todos negativos, segundo o Extra. 

 

O Palau teve acesso ao programa de vacinação em massa dos Estados Unidos e recebeu no sábado 2800 doses do imunizante desenvolvido pela farmacêutica Moderna. Até o momento, 59 primeiras doses já foram administradas.

 

"Temos sorte de estar em uma posição em que temos acesso às vacinas e nosso pequeno tamanho facilita para nós implantarmos o programa. Não é obrigatório receber a vacina, então nossa meta é vacinar cerca de 80% da população. Esperamos conseguir imunidade de rebanho por meio do programa de vacinação", informou o ministro da saúde Ritter Udui à "CNN".

 

A médica geriatra Sylvia Osarch, de 60 anos, foi a primeira pessoa do país a receber a vacina e afirmou ter se sentido "animada em dar o exemplo para a comunidade".

 

"Quero dizer à comunidade que tomei a vacina para protegê-los. Então, quando for a vez deles, por favor, tome para nos proteger, os profissionais de saúde", ressaltou.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/255637-sem-registro-de-casos-e-ja-com-vacina-palau-pode-ser-o-primeiro-pais-livre-da-covid-19.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário