quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

O primeiro e o último lugar do mundo a celebrar o Ano Novo

A pequena ilha de Kiritimati (ou Christmas Island), na República de Kiribati, foi o primeiro lugar povoado do planeta a celebrar a chegada de 2021.

Situada em pleno Oceano Pacífico, 3,2 mil quilômetros a leste da capital do arquipélago, Tarawa, Kiritimati tem cerca de 6,5 mil habitantes e fica exatamente onde passa a Linha Internacional da Data (LID), traçado imaginário instituído em 1884 para sinalizar a mudança de dia.

O Réveillon na ilha será comemorado 16 horas antes de Brasília. Já entre as metrópoles, o novo ano será inaugurado por Auckland, na Nova Zelândia, uma hora depois de Kiritimati. A cidade costuma celebrar com fogos de artifício na Sky Tower.

A derradeira festa pela chegada de 2021 ocorrerá nove horas depois do fuso de Brasília, na Samoa Americana, território no Pacífico que pertence aos Estados Unidos.

Curiosamente, a vizinha Samoa, nação independente situada a apenas 200 quilômetros do território ultramarino norte-americano, celebrará o Ano Novo junto com Kiritimati. Em 2011, o país decidiu “pular” o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos de Austrália e Nova Zelândia, seus maiores parceiros comerciais.

Antes da mudança, Samoa estava 21 horas atrás de Sydney. Depois, passou a ficar três horas à frente.

Fonte: https://ladobviagem.com.br/o-primeiro-e-o-ultimo-lugar-do-mundo-a-celebrar-o-ano-novo/#:~:text=A%20pequena%20ilha%20de%20Kiritimati,celebrar%20a%20chegada%20de%202018.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário